Este artigo pretende subsidiar o debate a cerca do trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil é importante conhecemos as metodologias utilizadas pelos os professores para lecionar para essa faixa etária tendo em vista as demandas e necessidades e especificidades em metodológicas dessa faixa etária. Caracterizar a identidade do profissional da Educação Infantil da atualidade é uma tarefa densa, de extrema reflexão, uma vez que ao longo dos anos, assim como foi mudando a concepção de infância, foi alterando-se as características do educador infantil, pois também isso aconteceu com as questões metodológicas e profissionais. Nesse momento, há uma grande necessidade de voltarmos nossos olhares para reflexões acerca da formação necessária para o professor de crianças pequenas. Hoje, muita coisa mudou e são exigidas outras competências dos que educam as nossas crianças pequenas. Embora em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. GIL, (1993) e fundamentada em várias fontes, desde livros como: Oliveira (2000); Hernandez, (1998), e revistas, periódicos e artigos.