Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁRVORE DE POSSIBILIDADES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM.

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ÁRVORE DE PROBABILIDADE, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma atividade desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV em Rio Tinto, aplicada na Escola Cidadã Integral Senador Ruy Carneiro na cidade de Mamanguape – PB para 15 alunos do 3° ano do Ensino Médio. A matemática na observação do real a nossa volta é necessidade intrínseca de cada indivíduo ao quantificar os aspectos que cercam a sua necessidade no mundo físico. Essa matemática desenvolveu – se ao longo do tempo, em diversas culturas modelando-se a cada região e época, se aperfeiçoou e até hoje é parte fundamental na consolidação do nosso entendimento sobre o mundo real e nossas necessidades. A realização desse tipo de atividade teve como finalidade proporcionar de forma lúdica a aprendizagem de certos conteúdos matemáticos, geralmente, considerado como um conteúdo complicado, por vezes. A Árvore de Possibilidades ou Árvore de Probabilidade é uma maneira de resolver situações problemas envolvendo o conteúdo de análise combinatória, através de desenhos de diagramas mostrando as possíveis maneiras de permutar e combinar determinados eventos. De uma maneira que facilita a visualização esmiuçada da problemática através do desmembramento da “ramificação” da árvore de possibilidade. Com isso, percebemos que tais atividades proporcionam uma melhor aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles juntem a parte teórica, o que foi apreendido em sala de aula, com a parte prática, através da oficina, de uma maneira desafiadora e contextualizada, facilitando assim a compreensão.

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