Por meio deste trabalho, pretendemos analisar o processo de implantação do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia como um equipamento educacional de arquitetura moderna na cidade do Assú, interior do Rio Grande do Norte. Os grupos escolares foram criados no estado de São Paulo a partir dos primeiros anos de 1890 e representavam uma proposta educacional e pedagógica inovadora implantada pelo governo republicano, expandindo-se por todo o Brasil. Essas instituições de aspecto moderno para a época também tinham a finalidade de diferenciar o modelo educacional da República das escolas de primeiras letras existentes no Império, que funcionavam geralmente nas residências dos próprios professores. O Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia foi inaugurado no Assú no dia 07 de setembro de 1911. À época de sua implantação a cidade passava por um processo de transformação em seu espaço urbano impulsionado pelo crescimento da economia local, dado que era uma das principais produtoras de algodão e cera de carnaúba no interior do Rio Grande do Norte. A própria construção de um grupo escolar na cidade denota esse crescimento, pois esses prédios foram implantados inicialmente em áreas de desenvolvimento econômico crescente e acelerado. Os grupos escolares contavam com um espaço arquitetônico projetado de forma ampla e arejada, com salas de aula distintas para o sexo masculino e feminino, salas de direção e dos professores, latrinas, entre outros elementos importantes que denotam a sua importância no centro educacional da Primeira República.