Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH

Palavra-chaves: NEUROPSICOPEDAGOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIAS, NEUROCIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46827
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 4650
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH"
    "resumo" => "A neuropsicopedagogia tem sido considerada uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência, da psicologia e da pedagogia que tem contribuído no entendimento do cérebro e dos processos de aprendizagem sob uma nova perspectiva. As implicações do desenvolvimento cerebral na aquisição de segunda língua podem ser positivas, pois a estrutura cerebral da criança oferece disponibilidade de aproveitamento sináptico de toda e qualquer informação proveniente do meio em que ela está inserida, nesta fase o desenvolvimento cerebral é surpreendentemente acelerado, o que facilita muito as sinapses e ramificações neuronais. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo esta pesquisa definiu como objetivo geral analisar as metodologias e as práticas pedagógicas no ensino da língua inglesa para crianças com transtorno de déficit e atenção com hiperatividade (TDAH) à luz da neuropsicopedagogia. Teve como objetivos específicos correlacionar a utilização da neuropsicopedagogia com os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e identificar a eficiência das práticas pedagógicas aliadas aos conhecimentos da neurociência na construção do conhecimento dessas crianças. Os principais resultados indicaram que para um processo de ensino e aprendizagem eficaz quanto ao ensino da língua inglesa necessita-se de práticas metodológicas aliadas aos conhecimentos prévios das necessidades e limitações dessas crianças com TDAH. Sendo hermético o processo cognitivo de aquisição de línguas, mas também bastante discutido pela neurociência, pode-se afirmar sob uma perspectiva neuropsicopedagógica que os diversos estímulos cerebrais são pressupostos para otimização do processo de ensino aprendizagem, consolidando a hipótese de que a aquisição de uma segunda língua estimula e otimiza a atenção e a atividade cerebral das crianças com TDAH."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIAS, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4650_09072018193042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DANIELLA MUNIZ PERRUCI"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA PERRUCI"
    "autor_email" => "zoobp@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46827
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 4650
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH"
    "resumo" => "A neuropsicopedagogia tem sido considerada uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência, da psicologia e da pedagogia que tem contribuído no entendimento do cérebro e dos processos de aprendizagem sob uma nova perspectiva. As implicações do desenvolvimento cerebral na aquisição de segunda língua podem ser positivas, pois a estrutura cerebral da criança oferece disponibilidade de aproveitamento sináptico de toda e qualquer informação proveniente do meio em que ela está inserida, nesta fase o desenvolvimento cerebral é surpreendentemente acelerado, o que facilita muito as sinapses e ramificações neuronais. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo esta pesquisa definiu como objetivo geral analisar as metodologias e as práticas pedagógicas no ensino da língua inglesa para crianças com transtorno de déficit e atenção com hiperatividade (TDAH) à luz da neuropsicopedagogia. Teve como objetivos específicos correlacionar a utilização da neuropsicopedagogia com os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e identificar a eficiência das práticas pedagógicas aliadas aos conhecimentos da neurociência na construção do conhecimento dessas crianças. Os principais resultados indicaram que para um processo de ensino e aprendizagem eficaz quanto ao ensino da língua inglesa necessita-se de práticas metodológicas aliadas aos conhecimentos prévios das necessidades e limitações dessas crianças com TDAH. Sendo hermético o processo cognitivo de aquisição de línguas, mas também bastante discutido pela neurociência, pode-se afirmar sob uma perspectiva neuropsicopedagógica que os diversos estímulos cerebrais são pressupostos para otimização do processo de ensino aprendizagem, consolidando a hipótese de que a aquisição de uma segunda língua estimula e otimiza a atenção e a atividade cerebral das crianças com TDAH."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIAS, NEUROCIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4650_09072018193042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DANIELLA MUNIZ PERRUCI"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA PERRUCI"
    "autor_email" => "zoobp@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A neuropsicopedagogia tem sido considerada uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência, da psicologia e da pedagogia que tem contribuído no entendimento do cérebro e dos processos de aprendizagem sob uma nova perspectiva. As implicações do desenvolvimento cerebral na aquisição de segunda língua podem ser positivas, pois a estrutura cerebral da criança oferece disponibilidade de aproveitamento sináptico de toda e qualquer informação proveniente do meio em que ela está inserida, nesta fase o desenvolvimento cerebral é surpreendentemente acelerado, o que facilita muito as sinapses e ramificações neuronais. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo esta pesquisa definiu como objetivo geral analisar as metodologias e as práticas pedagógicas no ensino da língua inglesa para crianças com transtorno de déficit e atenção com hiperatividade (TDAH) à luz da neuropsicopedagogia. Teve como objetivos específicos correlacionar a utilização da neuropsicopedagogia com os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e identificar a eficiência das práticas pedagógicas aliadas aos conhecimentos da neurociência na construção do conhecimento dessas crianças. Os principais resultados indicaram que para um processo de ensino e aprendizagem eficaz quanto ao ensino da língua inglesa necessita-se de práticas metodológicas aliadas aos conhecimentos prévios das necessidades e limitações dessas crianças com TDAH. Sendo hermético o processo cognitivo de aquisição de línguas, mas também bastante discutido pela neurociência, pode-se afirmar sob uma perspectiva neuropsicopedagógica que os diversos estímulos cerebrais são pressupostos para otimização do processo de ensino aprendizagem, consolidando a hipótese de que a aquisição de uma segunda língua estimula e otimiza a atenção e a atividade cerebral das crianças com TDAH.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.