CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46827 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 4650 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH" "resumo" => "A neuropsicopedagogia tem sido considerada uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência, da psicologia e da pedagogia que tem contribuído no entendimento do cérebro e dos processos de aprendizagem sob uma nova perspectiva. As implicações do desenvolvimento cerebral na aquisição de segunda língua podem ser positivas, pois a estrutura cerebral da criança oferece disponibilidade de aproveitamento sináptico de toda e qualquer informação proveniente do meio em que ela está inserida, nesta fase o desenvolvimento cerebral é surpreendentemente acelerado, o que facilita muito as sinapses e ramificações neuronais. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo esta pesquisa definiu como objetivo geral analisar as metodologias e as práticas pedagógicas no ensino da língua inglesa para crianças com transtorno de déficit e atenção com hiperatividade (TDAH) à luz da neuropsicopedagogia. Teve como objetivos específicos correlacionar a utilização da neuropsicopedagogia com os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e identificar a eficiência das práticas pedagógicas aliadas aos conhecimentos da neurociência na construção do conhecimento dessas crianças. Os principais resultados indicaram que para um processo de ensino e aprendizagem eficaz quanto ao ensino da língua inglesa necessita-se de práticas metodológicas aliadas aos conhecimentos prévios das necessidades e limitações dessas crianças com TDAH. Sendo hermético o processo cognitivo de aquisição de línguas, mas também bastante discutido pela neurociência, pode-se afirmar sob uma perspectiva neuropsicopedagógica que os diversos estímulos cerebrais são pressupostos para otimização do processo de ensino aprendizagem, consolidando a hipótese de que a aquisição de uma segunda língua estimula e otimiza a atenção e a atividade cerebral das crianças com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIAS, NEUROCIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4650_09072018193042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELLA MUNIZ PERRUCI" "autor_nome_curto" => "BRUNA PERRUCI" "autor_email" => "zoobp@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46827 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 4650 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM CRIANÇAS COM TDAH" "resumo" => "A neuropsicopedagogia tem sido considerada uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência, da psicologia e da pedagogia que tem contribuído no entendimento do cérebro e dos processos de aprendizagem sob uma nova perspectiva. As implicações do desenvolvimento cerebral na aquisição de segunda língua podem ser positivas, pois a estrutura cerebral da criança oferece disponibilidade de aproveitamento sináptico de toda e qualquer informação proveniente do meio em que ela está inserida, nesta fase o desenvolvimento cerebral é surpreendentemente acelerado, o que facilita muito as sinapses e ramificações neuronais. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo esta pesquisa definiu como objetivo geral analisar as metodologias e as práticas pedagógicas no ensino da língua inglesa para crianças com transtorno de déficit e atenção com hiperatividade (TDAH) à luz da neuropsicopedagogia. Teve como objetivos específicos correlacionar a utilização da neuropsicopedagogia com os processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa e identificar a eficiência das práticas pedagógicas aliadas aos conhecimentos da neurociência na construção do conhecimento dessas crianças. Os principais resultados indicaram que para um processo de ensino e aprendizagem eficaz quanto ao ensino da língua inglesa necessita-se de práticas metodológicas aliadas aos conhecimentos prévios das necessidades e limitações dessas crianças com TDAH. Sendo hermético o processo cognitivo de aquisição de línguas, mas também bastante discutido pela neurociência, pode-se afirmar sob uma perspectiva neuropsicopedagógica que os diversos estímulos cerebrais são pressupostos para otimização do processo de ensino aprendizagem, consolidando a hipótese de que a aquisição de uma segunda língua estimula e otimiza a atenção e a atividade cerebral das crianças com TDAH." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "NEUROPSICOPEDAGOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NEUROCIÊNCIAS, NEUROCIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID4650_09072018193042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELLA MUNIZ PERRUCI" "autor_nome_curto" => "BRUNA PERRUCI" "autor_email" => "zoobp@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }