Este trabalho é fruto de um relato de uma atividade elaborada no Projeto de extensão “Matemática inclusiva e a perspectiva sócio-histórico: possibilidades para o ensino de alunos da Educação Básica com necessidades especiais”do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ministrado pela professora Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos. O projeto proporcionou reflexões importantes aos licenciandos do curso de matemática sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais, discussões sobre metodologias de ensino inclusivas e elaboração de material didático.Neste trabalho, apresentamos o jogo TRI_LIBRAS, desenvolvido a partir de uma proposta de atividade lançada pela referida professora para atender alunos da comunidade surda e ouvintes no contexto de sala de aula. O jogo possibilita trabalhar de forma lúdica a operação da “adição”e os números na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Compreendemos que o jogo na perspectiva do Desenho Pedagógico Universal, tal como defende Kranz (2015). O jogo TRI_LIBRAS foi considerado pelos participantes do projeto como um recurso relevante para o ensino das operações de alunos surdos e também inclusivo, uma vez que possibilita que os alunos ouvintes e surdos participem do jogo. Além disso, possibilita a comunicação matemática entre surdos e ouvintes.