Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Palavra-chaves: REFORÇO ESCOLAR, EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Guedes dos Santos ainda é considerável o número de alunos que não tem os conhecimentos e habilidades adequadas aos seus respectivos anos de estudo, pois ainda sequer conseguem trabalhar com as quatro operações básicas da matemática e não sabem ler ou mesmo escrever, em alguns casos o próprio nome. Foi elaborado um projeto de extensão com o objetivo de estimular o aprendizado dos alunos por meio de ações pedagógicas como o reforço escolar, numa tentativa de melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, de minimizar as dificuldades de aprendizagem, sobretudo, em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais. O projeto atendeu a crianças do 2º e 3º ano do ensino fundamental. Foram desenvolvidas atividades que consistiram em preparar exercícios de verificação, dar aulas de reforço, esclarecer dúvidas e orientar em outras atividades necessárias, tais como na execução de um trabalho passado pelo professor. Foram usados: jogos educativos, dominós e caça-palavras; livros didáticos e de leitura; ditado de palavras; cartilha da tabuada; e softwares livres educacionais. Inicialmente, tivemos uma considerável participação de alunos no projeto, mas, aos poucos, esse número foi diminuindo. Apesar das dificuldades, os resultados foram considerados satisfatórios. Segundo as professoras, a experiência demonstrou que houve uma melhora com relação ao rendimento em português e matemática, bem como na participação em sala de aula e na realização das tarefas. O projeto contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos desses atores da escola, que, certamente, influenciará positivamente em suas trajetórias escolares.

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