RESUMO: O presente artigo analisa as questões inseridas na temática da função da gestão escolar em suas diferentes dimensões, como a formação docente e continuada, juntamente com as problemáticas apresentadas pela prática pedagógica em si. Visto que, engloba-se na gestão escolar, o desenvolvimento de atividades cujo intuito é o de propiciar meios para atingir finalidades administrativas e formativas, pontuamos em nossa problemática, as ênfases inseridas no desenvolvimento da formação continuada e as percepções que os (as) educadores (as) obtêm sobre o assunto, percepções estas abordadas nos escritos que nos subsidiamos. Neste escrito, destacamos o caráter democrático da gestão, envolvendo diferentes sujeitos que contribuem para com a escola mediante ao diálogo promovido com base em suas perspectivas diferenciadas, evidenciando assim a colaboração de pais, alunos, professores e funcionários no funcionamento do gerenciamento escolar. Abordando as articulações entre a formação docente e a gestão escolar, nos utilizamos para o embasamento teórico da discussão dos textos de Libâneo (2004), Placco e Silva (2001), Veiga (1989), Martins (1991), entre outros, para subsidiar as ideias apresentadas. Partindo dos estudos teóricos e epistemológicos, a metodologia utilizada esteve pautada na abordagem qualitativa, mantendo um caráter subjetivo da análise do objeto e tendo como referência a pesquisa bibliográfica. Em conclusão, os resultados das discussões apontam que a prática pedagógica é indispensável, uma vez que vinculada ao aprimoramento da formação docente possibilita o debate com caráter reflexivo, o qual representa uma dimensão satisfatória para o processo emancipatório dos envolvidos.