ASSIS, Mariangela Gomes De et al.. Generos textuais e os contos clássicos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47527>. Acesso em: 22/11/2024 00:05
Este trabalho trata-se de um relato da experiência de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido com alunos do 3º Ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Tiago Gomes, na cidade de Picui-Pb por mim professora alfabetizadora. A experiência se deu a partir da leitura do conto clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”. Nessa, a prática docente se efetivou através da exploração de alguns gêneros textuais, integração da literatura, poesias, música, entre outras sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Ensinar através dos gêneros textuais é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o texto como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. O objetivo com o relato é destacar a importância das Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, a capacidade de observação e cooperação no trabalho em grupo, o desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico matemático, bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. O resultado desse trabalho foi muito positivo, pois os alunos corresponderam as nossas expectativas.