Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE POLUIÇÃO

Palavra-chaves: CONCEITO, POLUIÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48933
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2285
    "inscrito_id" => 2626
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE POLUIÇÃO"
    "resumo" => "A pesquisa objetivou identificar as representações sociais dos estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior a respeito do conceito de poluição através da Teoria das Representações Sociais por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras. A abordagem de temas relacionados à Ecologia como a Poluição, a qual representa a introdução no Meio Ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o ser humano e outros organismos. A pesquisa envolveu os estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio e do 3º Período do Ensino Superior sobre a representação social que eles possuem acerca do conceito. A palavra Homem e Lixo foi a que se mostraram com maior frequência para os educandos do Ensino Médio, enquanto Lixo e Homem foi apontado pelos estudantes do Ensino Superior. E estas palavras foram também as mais relevantes nos dois grupos, embora com representatividade diferente. Apesar da semelhança, os educandos do Ensino Médio se colocam como agentes poluidores, enquanto os estudantes do Ensino Superior consideraram o lixo interligado ao Homem, colocando-se um pouco mais distante do conceito. É necessário oportunizar maiores discussões na sala de aula, no que tange a abordagem de temas que envolvem questões de cunho ambiental, para que muitos conceitos sejam ressignificados e que os estudantes possam refletir sobre suas ações ao Meio Ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO, POLUIÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2626_10092018010119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomeac100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48933
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2285
    "inscrito_id" => 2626
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE POLUIÇÃO"
    "resumo" => "A pesquisa objetivou identificar as representações sociais dos estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior a respeito do conceito de poluição através da Teoria das Representações Sociais por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras. A abordagem de temas relacionados à Ecologia como a Poluição, a qual representa a introdução no Meio Ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o ser humano e outros organismos. A pesquisa envolveu os estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio e do 3º Período do Ensino Superior sobre a representação social que eles possuem acerca do conceito. A palavra Homem e Lixo foi a que se mostraram com maior frequência para os educandos do Ensino Médio, enquanto Lixo e Homem foi apontado pelos estudantes do Ensino Superior. E estas palavras foram também as mais relevantes nos dois grupos, embora com representatividade diferente. Apesar da semelhança, os educandos do Ensino Médio se colocam como agentes poluidores, enquanto os estudantes do Ensino Superior consideraram o lixo interligado ao Homem, colocando-se um pouco mais distante do conceito. É necessário oportunizar maiores discussões na sala de aula, no que tange a abordagem de temas que envolvem questões de cunho ambiental, para que muitos conceitos sejam ressignificados e que os estudantes possam refletir sobre suas ações ao Meio Ambiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEITO, POLUIÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID2626_10092018010119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomeac100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A pesquisa objetivou identificar as representações sociais dos estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior a respeito do conceito de poluição através da Teoria das Representações Sociais por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras. A abordagem de temas relacionados à Ecologia como a Poluição, a qual representa a introdução no Meio Ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o ser humano e outros organismos. A pesquisa envolveu os estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio e do 3º Período do Ensino Superior sobre a representação social que eles possuem acerca do conceito. A palavra Homem e Lixo foi a que se mostraram com maior frequência para os educandos do Ensino Médio, enquanto Lixo e Homem foi apontado pelos estudantes do Ensino Superior. E estas palavras foram também as mais relevantes nos dois grupos, embora com representatividade diferente. Apesar da semelhança, os educandos do Ensino Médio se colocam como agentes poluidores, enquanto os estudantes do Ensino Superior consideraram o lixo interligado ao Homem, colocando-se um pouco mais distante do conceito. É necessário oportunizar maiores discussões na sala de aula, no que tange a abordagem de temas que envolvem questões de cunho ambiental, para que muitos conceitos sejam ressignificados e que os estudantes possam refletir sobre suas ações ao Meio Ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.