Esse artigo foi criado com o intuito de compreender os comportamentos e as dificuldades de aprendizagem apresentando estratégias de ensino em seu aspecto global e reflexivo, convém apresentar as variáveis que segmentam tendências comuns para as quais os alunos estão sujeitos na escola, nos momentos cruciais que determina postura de observação e interferência contínua do educador. O ambiente de ensino tem a influência das relações professor e aluno e reações dos alunos, busca-se empreender uma análise reflexiva sobre as dificuldades de aprendizagem, bem como as estratégias aplicadas pelo professor que auxiliam alunos com dificuldades de aprendizagem, assim como implicam em uma postura crítica e objetiva para a prática pedagógica.
A dificuldade no processo de ensino/aprendizagem escorre de razões interna e externa que envolva em meio do processo cognitivo. O construtivismo é que traz a proposta de alcançar o saber nos obstáculos do ensino adaptando ao ensino expondo as dificuldades de aprendizagem. Referente a abordagem construtivista e na subjetividade das pesquisas que implicam na complexidade da compreensão do termo “Dificuldades de Aprendizagem”, busca-se analisar conceitos atuais referentes as operações cognitivas, bem como os processos que viabilizam o acesso ao conhecimento e a adaptação ao conteúdo.
Por fim, busca-se empreender uma reflexão sobre estratégias de ensino e interferências prático-pedagógicas que auxiliam beneficamente o trabalho do professor em aula. Ao programar adequadamente o processo de mediação educacional, o professor deverá ser capaz de sequenciar dinâmicas coerentes com a disposição funcional da classe, bem como tornar sua postura clara e compreensiva para a criança.