A inclusão social é um assunto cada vez mais recorrente quando se trata de uma educação igualitária, em que se fala sobre respeito e autonomia dos educandos em seu processo de aprendizagem e formação cidadã. O presente estudo teve como objetivo a identificação de alguns aspectos sobre a trajetória da inclusão no Ensino de Botânica de seis estudantes de uma escola pública da Paraíba com deficiência visual. Os pressupostos teóricos metodológicos utilizados foram os de caráter qualitativo e quantitativo, o método pesquisa-ação e o etnográfico com elementos da observação participativa. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2017 a maio de 2018. Os dados foram coletados através de entrevistas, posteriormente, analisados de acordo com a categorização de análise de conteúdo e construção de gráficos e tabelas, para auxiliar na interpretação dos mesmos. Foram realizadas cinco atividades de intervenção sobre Botânica com a finalidade de contribuir para um ensino mais adequado às necessidades específicas dos estudantes com deficiência visual. Foi constatado que o uso de metodologias diferenciadas no ensino de botânica pode contribuir muito para o processo de ensino aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Dessa forma, faz-se necessário um olhar mais atento para a inclusão desses estudantes, com algum tipo de necessidade especial.