Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: RELAÇÃO INTERPESSOAL MEDIADA PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, FAMÍLIA, ESCOLA, MEDIAÇÃO Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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      fato ocorre nas instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, este estudo utilizou como\r\n
      campo de pesquisa duas escolas da cidade de Recife/PE, sendo uma instituição pertencente a Rede\r\n
      Municipal e uma instituição da rede privada de ensino do estado de Pernambuco. Utilizamos como\r\n
      coleta de dados questionários, os quais foram direcionados aos Coordenadores Pedagógicos e Gestores\r\n
      Escolares, com a intenção de se obter uma visão mais aguçada sobre a mediação do Coordenador\r\n
      Pedagógico nas relações interpessoais família e escola deste profissional e seus reflexos no cotidiano\r\n
      escolar do qual faz parte. É fundamental a participação da família no aprendizado inicial da criança.\r\n
      Concluímos então que a relação escola-família mediada pelo Coordenador Pedagógico cria\r\n
      comprometimento, tece redes de inter-relações, concebendo laços éticos dando novos significados e\r\n
      abrindo perspectivas para uma formação de prática pedagógica.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho procurou refletir sobre a relação entre o coordenador pedagógico, a família e a escola. Ao considerarmos a importância dessa relação, torna-se importante compreender se essa interação de fato ocorre nas instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, este estudo utilizou como campo de pesquisa duas escolas da cidade de Recife/PE, sendo uma instituição pertencente a Rede Municipal e uma instituição da rede privada de ensino do estado de Pernambuco. Utilizamos como coleta de dados questionários, os quais foram direcionados aos Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares, com a intenção de se obter uma visão mais aguçada sobre a mediação do Coordenador Pedagógico nas relações interpessoais família e escola deste profissional e seus reflexos no cotidiano escolar do qual faz parte. É fundamental a participação da família no aprendizado inicial da criança. Concluímos então que a relação escola-família mediada pelo Coordenador Pedagógico cria comprometimento, tece redes de inter-relações, concebendo laços éticos dando novos significados e abrindo perspectivas para uma formação de prática pedagógica.

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