O TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE RODAS DE LEITURAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48299 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2042 "inscrito_id" => 9454 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE RODAS DE LEITURAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA" "resumo" => """ O uso do texto literário nas aulas de Língua Portuguesa é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes. E é na escola que se encontra o ambiente mais propício para ampliar o letramento literário. Conhecer a literatura como uma prática significativa, usá-la com fruição é entender que ela é instrumento cognitivo que pode levar o discente a desenvolver habilidade mais complexas do que o simples fato de ler e escrever um texto com adequação vernacular. \r\n Portanto, partindo deste pressuposto, o objetivo deste trabalho é ampliar as habilidades leitoras e a escrita dos estudantes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens de Adultos (EJA), Fases, através de rodas de leituras utilizando a obra clássica da literatura brasileira, O Seminarista, de Bernardo Guimarães. Além deste, são elencados também como objetivos despertar a fruição pelo texto literário; Conhecer a leitura literária como prática significativa; Promover a autonomia do leitor literário por meio da escrita de epílogos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID9454_09092018175556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO CARMO" "autor_email" => "karmenkal@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48299 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2042 "inscrito_id" => 9454 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DE RODAS DE LEITURAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA" "resumo" => """ O uso do texto literário nas aulas de Língua Portuguesa é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes. E é na escola que se encontra o ambiente mais propício para ampliar o letramento literário. Conhecer a literatura como uma prática significativa, usá-la com fruição é entender que ela é instrumento cognitivo que pode levar o discente a desenvolver habilidade mais complexas do que o simples fato de ler e escrever um texto com adequação vernacular. \r\n Portanto, partindo deste pressuposto, o objetivo deste trabalho é ampliar as habilidades leitoras e a escrita dos estudantes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens de Adultos (EJA), Fases, através de rodas de leituras utilizando a obra clássica da literatura brasileira, O Seminarista, de Bernardo Guimarães. Além deste, são elencados também como objetivos despertar a fruição pelo texto literário; Conhecer a leitura literária como prática significativa; Promover a autonomia do leitor literário por meio da escrita de epílogos. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID9454_09092018175556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO CARMO" "autor_email" => "karmenkal@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }