Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DA COMUNIDADE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS – REFLEXÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, CURRÍCULO, IDENTIDADE Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho busca discutir a importância da educação escolar Quilombola, entendendo que no espaço escolar quilombola demanda avançar nas discussões sobre identidade, cultura e raça negra. Das experiências vivenciadas em uma escola situada dentro da comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, poucas foram às ações que me permitiram construir minha identidade negra, sendo boa parte movida por meus próprios questionamentos, busquei ouvir dos educadores respostas que me ajudassem a entender a importância desse tema. Trabalhar a educação nas Comunidades Remanescentes de Quilombo é uma forma de reparar a dívida secular com população quilombola, por não oportunizar sua inclusão social, cultural e educacional na dinâmica da formação e mudanças da sociedade brasileira. Tendo em vista o papel da escola frente ao processo de resgate cultural das comunidades. Objetiva-se, portanto evidenciar a necessidade de implantação de um currículo no espaço escolar Quilombola efetivamente voltado para a construção e/ou afirmação da identidade dos estudantes ali residentes. A metodologia usada para a realização da pesquisa foi à revisão bibliográfica e análise documental. Dentro deste contexto, percebemos a importância de que as escolas inseridas nas comunidades Quilombolas possuam um currículo efetivamente Quilombola. Acreditando nisso, compreende-se que na escola Quilombola o currículo deve de fato estar voltado para a realidade da comunidade em que está inserido. Com a necessidade de ser construído coletivamente com a comunidade, conforme preconiza a lei 10.639/03 e o Plano Nacional da Educação para as Relações étnico-raciais (2008). Palavras-chave: Educação quilombola; Currículo; Identidades.

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