Universidade Federal do Tocantins- UFT, Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte- SEDUC e União Nacional dos Dirigentes Municipais-UNDIME foram instituições responsáveis pela promoção do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil para formadores estaduais, regionais, locais, professores e coordenadores pedagógicos, este curso era integrante do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, versão Pré –Escola. O curso foi ofertado no Tocantins aos 134 municípios que aderiram à Edição, com execução das ações no período de julho de 2017 a setembro de 2018. A formação da Educação Infantil contemplou nessa categoria, 1.882 coristas, com carga horária de 100 horas. Assim, esse artigo tem intuito de mostrar como foi a trajetória e as reflexões discutidas, as etapas do trabalho aplicado durante a formação continuada com os formadores de formação continuada da Educação Infantil e suas respectivas contribuições. O trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica com busca de subsídios teóricos e de pesquisa aplicada em campo, mediado na fundamentação das leituras dos cadernos do Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Leitura e Escrita na Educação Infantil. Caderno 0-8. Brasília, MEC/SEB, 2016. Diante do trabalho realizado, conclue-se que houve reflexão e experiências frutíferas inerentes à formação do formador/professor como leitor e escritor.