O presente estudo trata-se de uma investigação que foi realizada por licenciandos em Ciências Biológicas com estudantes da 3ª série do ensino médio sobre o ensino e a aprendizagem de evolução biológica. Sendo considerado um tema que gera equívocos e controvérsias, se configurando assim, como um assunto difícil de ser trabalhado em biologia, é importante que para seu ensino, sejam implementadas aulas com uso de recursos didáticos que contribuam para envolver o aluno e possibilitar que este venha superar ideias que podem se apresentar com equívocos. A partir dessa problemática para o ensino de evolução biológica no ensino médio, esta investigação teve como objetivos: Introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados; Contribuir para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva; Possibilitar um momento de ludicidade com os estudantes onde estes pudessem de forma espontânea colocar suas questões e dúvidas sobre evolução biológica. A abordagem metodológica do estudo está caracterizada pela pesquisa qualitativa. O levantamento dos dados se deu pelo desenvolvimento de oficinas pedagógicas, onde foram implementadas aulas com uso de recursos didáticos sendo possível trabalhar com os alunos alguns conceitos, como, de seleção natural, mutação e adaptação. Os resultados apontaram uma melhoria no entendimento dos alunos sobre os assuntos trabalhados, onde foi possível identificar o potencial didático dos recursos que foram usados.