Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTO LÚDICO PARA SUA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47375
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2201
    "inscrito_id" => 1483
    "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTO LÚDICO PARA SUA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma investigação que foi realizada por licenciandos em Ciências Biológicas com estudantes da 3ª série do ensino médio sobre o ensino e a aprendizagem de evolução biológica. Sendo considerado um tema que gera equívocos e controvérsias, se configurando assim, como um assunto difícil de ser trabalhado em biologia, é importante que para seu ensino, sejam implementadas aulas com uso de recursos didáticos que contribuam para envolver o aluno e possibilitar que este venha superar ideias que podem se apresentar com equívocos. A partir dessa problemática para o ensino de evolução biológica no ensino médio, esta investigação teve como objetivos: Introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados; Contribuir para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva; Possibilitar um momento de ludicidade com os estudantes onde estes pudessem de forma espontânea colocar suas questões e dúvidas sobre evolução biológica. A abordagem metodológica do estudo está caracterizada pela pesquisa qualitativa. O levantamento dos dados se deu pelo desenvolvimento de oficinas pedagógicas, onde foram implementadas aulas com uso de recursos didáticos sendo possível trabalhar com os alunos alguns conceitos, como, de seleção natural, mutação e adaptação. Os resultados apontaram uma melhoria no entendimento dos alunos sobre os assuntos trabalhados, onde foi possível identificar o potencial didático dos recursos que foram usados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1483_09092018223010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA FERNANDES"
    "autor_email" => "nathalya.fernandes96@gmai"
    "autor_ies" => "ACADÊMICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47375
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2201
    "inscrito_id" => 1483
    "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTO LÚDICO PARA SUA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma investigação que foi realizada por licenciandos em Ciências Biológicas com estudantes da 3ª série do ensino médio sobre o ensino e a aprendizagem de evolução biológica. Sendo considerado um tema que gera equívocos e controvérsias, se configurando assim, como um assunto difícil de ser trabalhado em biologia, é importante que para seu ensino, sejam implementadas aulas com uso de recursos didáticos que contribuam para envolver o aluno e possibilitar que este venha superar ideias que podem se apresentar com equívocos. A partir dessa problemática para o ensino de evolução biológica no ensino médio, esta investigação teve como objetivos: Introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados; Contribuir para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva; Possibilitar um momento de ludicidade com os estudantes onde estes pudessem de forma espontânea colocar suas questões e dúvidas sobre evolução biológica. A abordagem metodológica do estudo está caracterizada pela pesquisa qualitativa. O levantamento dos dados se deu pelo desenvolvimento de oficinas pedagógicas, onde foram implementadas aulas com uso de recursos didáticos sendo possível trabalhar com os alunos alguns conceitos, como, de seleção natural, mutação e adaptação. Os resultados apontaram uma melhoria no entendimento dos alunos sobre os assuntos trabalhados, onde foi possível identificar o potencial didático dos recursos que foram usados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1483_09092018223010.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA PEREIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA FERNANDES"
    "autor_email" => "nathalya.fernandes96@gmai"
    "autor_ies" => "ACADÊMICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo trata-se de uma investigação que foi realizada por licenciandos em Ciências Biológicas com estudantes da 3ª série do ensino médio sobre o ensino e a aprendizagem de evolução biológica. Sendo considerado um tema que gera equívocos e controvérsias, se configurando assim, como um assunto difícil de ser trabalhado em biologia, é importante que para seu ensino, sejam implementadas aulas com uso de recursos didáticos que contribuam para envolver o aluno e possibilitar que este venha superar ideias que podem se apresentar com equívocos. A partir dessa problemática para o ensino de evolução biológica no ensino médio, esta investigação teve como objetivos: Introduzir conceitos da teoria evolutiva com estratégias lúdicas permitindo o aluno analisar e refletir sobre os assuntos abordados; Contribuir para melhorar o conhecimento dos alunos sobre a biologia evolutiva; Possibilitar um momento de ludicidade com os estudantes onde estes pudessem de forma espontânea colocar suas questões e dúvidas sobre evolução biológica. A abordagem metodológica do estudo está caracterizada pela pesquisa qualitativa. O levantamento dos dados se deu pelo desenvolvimento de oficinas pedagógicas, onde foram implementadas aulas com uso de recursos didáticos sendo possível trabalhar com os alunos alguns conceitos, como, de seleção natural, mutação e adaptação. Os resultados apontaram uma melhoria no entendimento dos alunos sobre os assuntos trabalhados, onde foi possível identificar o potencial didático dos recursos que foram usados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.