O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos que permeiam a prática docente do professor que atua em comunidades ribeirinhas com classes multisseriadas, no município de Parintins estado do Amazonas. Apresenta como problemática, a seguinte questão: Como é realizada a atividade docente do professor da educação básica ribeirinha de uma escola multisseriada em uma comunidade ribeirinha, localizada no município de Parintins, Estado do Amazonas e quais as implicações no processo ensino aprendizagem da criança? A pesquisa realizada foi de cunho etnográfico André (2011), os instrumentos para a produção dos dados, consistiram em: observação participante, entrevista não estruturada, análise de documentos. O arcabouço teórico-metodológico foi centrado na Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky (2001) e no Materialismo Histórico e Dialético, Marx (1978) e outros autores que contribuíram para a investigação. Os resultados apontaram que os pressupostos e saberes necessários à constituição da atividade docente do professor são diversos. Todavia, o processo de ensinar e aprender em uma escola ribeirinha multisseriada, deve ser pautado na organização, planejamento e adequação, de forma a atender às especificidades locais, sem perder de vista os saberes específicos dos alunos e as condições histórico-sociais em que ocorrem.