Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DA CRIANÇA

Palavra-chaves: CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL, DESENVOLVIMENTO PLENO Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
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      acerca do desenvolvimento da concepção de infância no mundo. Em seguida faremos um\r\n
      levantamento do acervo legal brasileiro, concernente a Educação Infantil, a fim de situar por meio dos\r\n
      documentos oficiais o desenvolvimento da concepção acerca da infância no país. Após a reflexão\r\n
      sobre a trajetória histórica dos direitos à infância no Brasil, pretende-se também ponderar como tais\r\n
      concepções podem estar influenciando o entendimento sobre a infância e os atendimentos prestados\r\n
      nos estabelecimentos oficiais de Educação Infantil hoje, bem como apoiados nas idéias de alguns\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo deste ensaio é defender a relevância e urgência da Alfabetização Emocional nos espaços de Educação Infantil. Para isso, iremos primeiramente apresentar um breve resgate histórico acerca do desenvolvimento da concepção de infância no mundo. Em seguida faremos um levantamento do acervo legal brasileiro, concernente a Educação Infantil, a fim de situar por meio dos documentos oficiais o desenvolvimento da concepção acerca da infância no país. Após a reflexão sobre a trajetória histórica dos direitos à infância no Brasil, pretende-se também ponderar como tais concepções podem estar influenciando o entendimento sobre a infância e os atendimentos prestados nos estabelecimentos oficiais de Educação Infantil hoje, bem como apoiados nas idéias de alguns autores sobre Inteligência Emocional mostrar como a atenção para essa dimensão humana é indispensável para o desenvolvimento pleno da criança.

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