INFÂNCIA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA
ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO
PLENO DA CRIANÇA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47645 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4440 "inscrito_id" => 11460 "titulo" => """ INFÂNCIA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA\r\n ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO\r\n PLENO DA CRIANÇA """ "resumo" => """ O objetivo deste ensaio é defender a relevância e urgência da Alfabetização Emocional nos\r\n espaços de Educação Infantil. Para isso, iremos primeiramente apresentar um breve resgate histórico\r\n acerca do desenvolvimento da concepção de infância no mundo. Em seguida faremos um\r\n levantamento do acervo legal brasileiro, concernente a Educação Infantil, a fim de situar por meio dos\r\n documentos oficiais o desenvolvimento da concepção acerca da infância no país. Após a reflexão\r\n sobre a trajetória histórica dos direitos à infância no Brasil, pretende-se também ponderar como tais\r\n concepções podem estar influenciando o entendimento sobre a infância e os atendimentos prestados\r\n nos estabelecimentos oficiais de Educação Infantil hoje, bem como apoiados nas idéias de alguns\r\n autores sobre Inteligência Emocional mostrar como a atenção para essa dimensão humana é\r\n indispensável para o desenvolvimento pleno da criança. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL, DESENVOLVIMENTO PLENO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID11460_17092018221854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA RAQUEL BORGES VAZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TEREZA" "autor_email" => "trbvo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47645 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4440 "inscrito_id" => 11460 "titulo" => """ INFÂNCIA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA\r\n ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO\r\n PLENO DA CRIANÇA """ "resumo" => """ O objetivo deste ensaio é defender a relevância e urgência da Alfabetização Emocional nos\r\n espaços de Educação Infantil. Para isso, iremos primeiramente apresentar um breve resgate histórico\r\n acerca do desenvolvimento da concepção de infância no mundo. Em seguida faremos um\r\n levantamento do acervo legal brasileiro, concernente a Educação Infantil, a fim de situar por meio dos\r\n documentos oficiais o desenvolvimento da concepção acerca da infância no país. Após a reflexão\r\n sobre a trajetória histórica dos direitos à infância no Brasil, pretende-se também ponderar como tais\r\n concepções podem estar influenciando o entendimento sobre a infância e os atendimentos prestados\r\n nos estabelecimentos oficiais de Educação Infantil hoje, bem como apoiados nas idéias de alguns\r\n autores sobre Inteligência Emocional mostrar como a atenção para essa dimensão humana é\r\n indispensável para o desenvolvimento pleno da criança. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL, DESENVOLVIMENTO PLENO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID11460_17092018221854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA RAQUEL BORGES VAZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TEREZA" "autor_email" => "trbvo@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }