CONTIERO, Lucinéia et al.. (auto)formação continuada docente militar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45511>. Acesso em: 04/11/2024 19:08
Processos de (auto)formação continuada do professor/instrutor mediante a prática do memorialismo autobiográfico reflexivo: eis o foco deste estudo. Tratou-se de compreender o perfil e a configuração desses docentes que atuam na graduação e instrução militares, na formação de oficiais da Força Aérea. Ou seja, apresentamos a questão da qualificação profissional em uma situação historicamente situada. Muitas são as questões que permeiam o tema, e aqui estão, de forma sucinta e abrangente, aspectos de uma análise sobre a identificação do contexto de ensino; os docentes interlocutores; o ambiente e as condições de ensino-aprendizagem; e elementos que identificam ou particularizam seus professores. Além das narrativas autobiográficas e memorialísticas, servimo-nos de considerações teóricas de, entre outros, Lejeune, Contreras, Bourdieu, Moita, Nóvoa, Tardif...