A presente pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizado em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Manaus / Amazonas. Tendo por objetivo principal avaliar a interação entre crianças com deficiência e sem deficiência nas aulas de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Manaus. Pretende-se especificamente investigar as atitudes dos alunos sem deficiência, dos alunos com deficiência, as atitudes e estratégias utilizadas pelo professor nas aulas de Educação Física; averiguando se as atividades propostas pelo professor caracterizam-se como facilitadoras ou barreiras para a interação entre os alunos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática não participativa, como também a utilização do Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física Escolar, este instrumento consiste em uma ficha de observação com os seguintes itens: identificação do aluno, acessibilidade às estruturas da escola, atitudes e estratégias do professor durante o tempo das aulas, atividades de aula, caracterização das atividades, atitude do aluno com deficiência e atitude dos alunos sem deficiência.
O resultado que se espera nessa pesquisa é a melhor compreensão dos processos e fatores que implicam positivamente e/ou negativamente no contato direto dessas crianças e em seus relacionamentos durante as aulas de Educação Física, visando um melhoramento a respeito das aulas de Educação Física aplicadas aos alunos deficientes.