AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE CRIANÇAS COM E SEM DEFICIENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46577 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 9251 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE CRIANÇAS COM E SEM DEFICIENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => """ A presente pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizado em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Manaus / Amazonas. Tendo por objetivo principal avaliar a interação entre crianças com deficiência e sem deficiência nas aulas de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Manaus. Pretende-se especificamente investigar as atitudes dos alunos sem deficiência, dos alunos com deficiência, as atitudes e estratégias utilizadas pelo professor nas aulas de Educação Física; averiguando se as atividades propostas pelo professor caracterizam-se como facilitadoras ou barreiras para a interação entre os alunos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática não participativa, como também a utilização do Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física Escolar, este instrumento consiste em uma ficha de observação com os seguintes itens: identificação do aluno, acessibilidade às estruturas da escola, atitudes e estratégias do professor durante o tempo das aulas, atividades de aula, caracterização das atividades, atitude do aluno com deficiência e atitude dos alunos sem deficiência. \r\n O resultado que se espera nessa pesquisa é a melhor compreensão dos processos e fatores que implicam positivamente e/ou negativamente no contato direto dessas crianças e em seus relacionamentos durante as aulas de Educação Física, visando um melhoramento a respeito das aulas de Educação Física aplicadas aos alunos deficientes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA, INTERAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9251_10092018125006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA CAVALCANTE MORAIS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MORAIS" "autor_email" => "leticia.ufam@hotmaIL.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46577 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2495 "inscrito_id" => 9251 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE CRIANÇAS COM E SEM DEFICIENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => """ A presente pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizado em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Manaus / Amazonas. Tendo por objetivo principal avaliar a interação entre crianças com deficiência e sem deficiência nas aulas de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Manaus. Pretende-se especificamente investigar as atitudes dos alunos sem deficiência, dos alunos com deficiência, as atitudes e estratégias utilizadas pelo professor nas aulas de Educação Física; averiguando se as atividades propostas pelo professor caracterizam-se como facilitadoras ou barreiras para a interação entre os alunos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática não participativa, como também a utilização do Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na Educação Física Escolar, este instrumento consiste em uma ficha de observação com os seguintes itens: identificação do aluno, acessibilidade às estruturas da escola, atitudes e estratégias do professor durante o tempo das aulas, atividades de aula, caracterização das atividades, atitude do aluno com deficiência e atitude dos alunos sem deficiência. \r\n O resultado que se espera nessa pesquisa é a melhor compreensão dos processos e fatores que implicam positivamente e/ou negativamente no contato direto dessas crianças e em seus relacionamentos durante as aulas de Educação Física, visando um melhoramento a respeito das aulas de Educação Física aplicadas aos alunos deficientes. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESCOLA INCLUSIVA, INTERAÇÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9251_10092018125006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA CAVALCANTE MORAIS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MORAIS" "autor_email" => "leticia.ufam@hotmaIL.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }