O presente trabalho vem apresentar um resumo do Estágio Supervisionado III na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o qual foi desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia- Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Arapiraca. Realizamos uma pesquisa com roteiro de questões semiestruturadas e, após as entrevistas foram observadas algumas aulas da turma a fim de se aproximar da realidade desses alunos e realizar o planejamento das intervenções, o qual partiu da necessidade de se explorar a história de Arapiraca/AL, considerando que, a data de comemoração da emancipação política da referida cidade se aproximava, além de ser um tema importante para que os alunos pudessem compartilhar suas vivências, trocar experiências e conhecimentos sobre o lugar em que moram. Como fundamentação teórica, nos baseamos em autores como por exemplo, Freire (1987), Oliveira (2005), Souza (2011), Vasconcelos (2002), dentre outros, que serviram como base para desenvolver esse trabalho. Vale destacar que, o Brasil desde a sua constituição é marcado por profundas desigualdades sociais, visto que, enquanto uma parte usufrui de excelentes escolas, outra parte da população luta pelo acesso à escola e, é nesse cenário de disputa e de desigualdades sociais que a EJA vem se constituindo, tendo como principal objetivo a educação para os sujeitos que não frequentaram a escola na idade dita como “regular” ou que precisaram se excluir dela por vários motivos, principalmente econômicos, sendo a maioria dos alunos trabalhadores ou aposentados.