Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DO HIV-AIDS.

Palavra-chaves: HIV, LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE, PROMOÇÃO À SAÚDE, ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47749
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 1941
    "titulo" => "LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DO HIV-AIDS."
    "resumo" => "Introdução: Os termos alfabetização e Letramento têm significados diferentes, embora sejam eles indissociáveis, simultâneos e interdependentes. Segundo Soares (2005), alfabetização pode ser entendida como o processo de ensinar e aprender uma forma de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. Para dominar essa tecnologia, o indivíduo necessita do domínio de um conjunto de conhecimentos relacionados às capacidades motoras e cognitivas para manipulação dos instrumentos de leitura. Sendo assim, a alfabetização consiste na aquisição de sistema convencional de leitura e escrita.Já a utilização da capacidade de leitura e escrita no desenvolvimento das atividades pessoais e sociais pode ser entendida como Letramento. Desta forma, o cidadão letrado é mais do que alfabetizado, pois é capaz de ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura têm sentido e fazem parte da vida.No campo da saúde, a capacidade de acessar, processar e compreender as informações relacionadas à saúde pode ser entendido como Letramento em saúde (Health Literacy). Este termo surgiu meio ao campo da educação em saúde, tendo sido mencionado pela primeira vez de 1974, através de um artigo intitulado: Health Education as social Policy (SIMONDS, 1974). Objetivando-se avaliar o letramento funcional em saúde de PVHIV, este estudo  é de suma importância, pois quem necessita submeter-se ao tratamento, precisam de uma alta adesão aos medicamentos durante toda a vida. Para que possam tomar decisão informada em saúde, precisam absorver de forma adequada a informação ofertada durante o seu tratamento, oferecida pelos profissionais de saúde para a adequada promoção a saúde desses usuários. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Os estudos transversais são úteis para descrever as variáveis, como elas se distribuem e verificar as associações na amostra em estudo. Têm custo reduzido assim como o tempo de coleta de dados, uma vez que são colhidos em um único momento não sendo necessário esperar para que se dê um desfecho. Resultados preliminares: a revisão integrativa realizada no primeiro capítulo do estudo mostrou que evidenciaram que as PVHIV que recebem informações em saúde sobre seu caso, melhoram o entendimento sobre a patologia, aderem melhor ao tratamento, têm redução na Carga Viral (melhor preditor de adesão) e melhor qualidade de vida. Conclusões da Primeira Etapa: Melhorar a assistência em saúde prestada as PVHIV a fim de aumentar a adesão à medicação nesta população é o fator essencial para a redução da transmissão da doença, diminuição de surgimento de novos casos e melhoria na qualidade de vida, autocuidado e adesão ao tratamento das pessoas que já adquiriram a doença."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HIV, LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE, PROMOÇÃO À SAÚDE, ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID1941_09092018194946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA ALICE SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA ALICE"
    "autor_email" => "monicalice20@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47749
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 1941
    "titulo" => "LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DO HIV-AIDS."
    "resumo" => "Introdução: Os termos alfabetização e Letramento têm significados diferentes, embora sejam eles indissociáveis, simultâneos e interdependentes. Segundo Soares (2005), alfabetização pode ser entendida como o processo de ensinar e aprender uma forma de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. Para dominar essa tecnologia, o indivíduo necessita do domínio de um conjunto de conhecimentos relacionados às capacidades motoras e cognitivas para manipulação dos instrumentos de leitura. Sendo assim, a alfabetização consiste na aquisição de sistema convencional de leitura e escrita.Já a utilização da capacidade de leitura e escrita no desenvolvimento das atividades pessoais e sociais pode ser entendida como Letramento. Desta forma, o cidadão letrado é mais do que alfabetizado, pois é capaz de ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura têm sentido e fazem parte da vida.No campo da saúde, a capacidade de acessar, processar e compreender as informações relacionadas à saúde pode ser entendido como Letramento em saúde (Health Literacy). Este termo surgiu meio ao campo da educação em saúde, tendo sido mencionado pela primeira vez de 1974, através de um artigo intitulado: Health Education as social Policy (SIMONDS, 1974). Objetivando-se avaliar o letramento funcional em saúde de PVHIV, este estudo  é de suma importância, pois quem necessita submeter-se ao tratamento, precisam de uma alta adesão aos medicamentos durante toda a vida. Para que possam tomar decisão informada em saúde, precisam absorver de forma adequada a informação ofertada durante o seu tratamento, oferecida pelos profissionais de saúde para a adequada promoção a saúde desses usuários. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Os estudos transversais são úteis para descrever as variáveis, como elas se distribuem e verificar as associações na amostra em estudo. Têm custo reduzido assim como o tempo de coleta de dados, uma vez que são colhidos em um único momento não sendo necessário esperar para que se dê um desfecho. Resultados preliminares: a revisão integrativa realizada no primeiro capítulo do estudo mostrou que evidenciaram que as PVHIV que recebem informações em saúde sobre seu caso, melhoram o entendimento sobre a patologia, aderem melhor ao tratamento, têm redução na Carga Viral (melhor preditor de adesão) e melhor qualidade de vida. Conclusões da Primeira Etapa: Melhorar a assistência em saúde prestada as PVHIV a fim de aumentar a adesão à medicação nesta população é o fator essencial para a redução da transmissão da doença, diminuição de surgimento de novos casos e melhoria na qualidade de vida, autocuidado e adesão ao tratamento das pessoas que já adquiriram a doença."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HIV, LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE, PROMOÇÃO À SAÚDE, ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID1941_09092018194946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA ALICE SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA ALICE"
    "autor_email" => "monicalice20@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Introdução: Os termos alfabetização e Letramento têm significados diferentes, embora sejam eles indissociáveis, simultâneos e interdependentes. Segundo Soares (2005), alfabetização pode ser entendida como o processo de ensinar e aprender uma forma de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. Para dominar essa tecnologia, o indivíduo necessita do domínio de um conjunto de conhecimentos relacionados às capacidades motoras e cognitivas para manipulação dos instrumentos de leitura. Sendo assim, a alfabetização consiste na aquisição de sistema convencional de leitura e escrita.Já a utilização da capacidade de leitura e escrita no desenvolvimento das atividades pessoais e sociais pode ser entendida como Letramento. Desta forma, o cidadão letrado é mais do que alfabetizado, pois é capaz de ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura têm sentido e fazem parte da vida.No campo da saúde, a capacidade de acessar, processar e compreender as informações relacionadas à saúde pode ser entendido como Letramento em saúde (Health Literacy). Este termo surgiu meio ao campo da educação em saúde, tendo sido mencionado pela primeira vez de 1974, através de um artigo intitulado: Health Education as social Policy (SIMONDS, 1974). Objetivando-se avaliar o letramento funcional em saúde de PVHIV, este estudo é de suma importância, pois quem necessita submeter-se ao tratamento, precisam de uma alta adesão aos medicamentos durante toda a vida. Para que possam tomar decisão informada em saúde, precisam absorver de forma adequada a informação ofertada durante o seu tratamento, oferecida pelos profissionais de saúde para a adequada promoção a saúde desses usuários. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal. Os estudos transversais são úteis para descrever as variáveis, como elas se distribuem e verificar as associações na amostra em estudo. Têm custo reduzido assim como o tempo de coleta de dados, uma vez que são colhidos em um único momento não sendo necessário esperar para que se dê um desfecho. Resultados preliminares: a revisão integrativa realizada no primeiro capítulo do estudo mostrou que evidenciaram que as PVHIV que recebem informações em saúde sobre seu caso, melhoram o entendimento sobre a patologia, aderem melhor ao tratamento, têm redução na Carga Viral (melhor preditor de adesão) e melhor qualidade de vida. Conclusões da Primeira Etapa: Melhorar a assistência em saúde prestada as PVHIV a fim de aumentar a adesão à medicação nesta população é o fator essencial para a redução da transmissão da doença, diminuição de surgimento de novos casos e melhoria na qualidade de vida, autocuidado e adesão ao tratamento das pessoas que já adquiriram a doença.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.