RESUMO: Esta pesquisa tem como temática a experiência de educação popular na Baixada Fluminense promovida pelos Comitês Populares Democráticos. O recorte temporal compreende o momento histórico marcado por um clima de euforia democrática, iniciado com o processo de ‘’redemocratização’’ de 1945, no Brasil, e que vai até 1947, quando o avanço da Guerra Fria com todas as suas consequências, dentre as quais uma violenta onda repressiva contra o movimento democrático e popular, em particular os comunistas. Nesse contexto do imediato pós-guerra surgem e se ramificam por diversas cidades brasileiras, entre elas aquelas da região da Baixada Fluminense, os Comitês Populares Democráticos. Capitaneados pelo PCB (denominado naquele período Partido Comunista do Brasil), desempenham um papel de considerável relevância na mobilização e organização de setores populares daquele momento, em que a cultura e a educação passam a se integrar com mais força ao rol de preocupações dos movimentos populares. Busca-se apresentar o que eram os Comitês Populares Democráticos, o caráter educativo de suas atividades e evidências de sua presença na Baixada Fluminense, a partir das análises iniciais resultantes do levantamento bibliográfico, do balanço da bibliografia estudada e da pesquisa documental preliminar. Frente à ausência de uma tradição de participação política popular organizada no Brasil, a experiência de educação popular dos Comitês Populares Democráticos na Baixada Fluminense, longe de ser inexpressiva, possui imenso valor para historiografia e para a sociedade da região. É um capítulo pouco conhecido na história da educação popular e, como outras experiências, nos dá possibilidade de problematizar questões relacionadas ao caráter educativo dos movimentos sociais, nas dimensões da organização política, da cultura política e da espacial-temporal.