Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, POLITECNIA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47265
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3546
    "inscrito_id" => 9918
    "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, POLITECNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9918_15092018191937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA MOREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erika.moreira@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47265
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3546
    "inscrito_id" => 9918
    "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA"
    "resumo" => "Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, POLITECNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9918_15092018191937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA MOREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erika.moreira@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.