ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47265 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3546 "inscrito_id" => 9918 "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA" "resumo" => "Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, POLITECNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9918_15092018191937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA MOREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.moreira@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47265 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3546 "inscrito_id" => 9918 "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PERSPECTIVA DA POLITECNIA" "resumo" => "Nos últimos tempos, as discussões em torno da forma como está estruturado o ensino médio na educação brasileira tem sido ainda mais frequentes, em virtude da reforma promovida pelo Ministério da Educação nesta etapa final da educação básica. Nas pesquisas sobre políticas e práxis na educação profissional, tais discussões vem trazendo à tona a importância do ensino médio integrado, como o caminho mais viável para uma aproximação do ideal de um ensino médio dentro da concepção da educação politécnica, o que ainda não é possível concretizar devido às condições sociais, políticas e econômicas em que se encontra nossa sociedade. Este trabalho pretende apresentar o Ensino Médio Integrado e os pressupostos teóricos nos quais está fundamentado, bem como sua relação com o conceito de Currículo Integrado. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica destinado à apresentação e discussão das principais idéias já publicadas acerca do tema por estudiosos brasileiros. A pesquisa possibilitou a identificação de idéias-chave que devem substanciar qualquer discussão acerca do ensino médio como etapa final da educação básica, como a necessidade de concretizar o currículo integrado, a defesa de uma educação politécnica, da formação humana integral, omnilateral. Concluímos que o Ensino Médio Integrado representa a busca por uma educação politécnica, mais igualitária e que sua materialização passa pela construção de um currículo que integre diferentes saberes, de diferentes áreas do conhecimento, a fim de superar a fragmentação de conteúdos tão característica das escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, POLITECNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9918_15092018191937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA MOREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.moreira@ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }