Introdução: O presente trabalho se justifica pela necessidade de compreender e refletir sobre as mudanças ligadas ao contexto de expansão do ensino superior no Brasil. Nesse sentido, podemos entender que tal processo é direcionado a privatização do ensino superior público e a expansão do ensino superior privado, onde a educação é vista enquanto um serviço que pode ser comprado e não mais como direito, rebaixando ainda mais o ensino destinado as camadas populares e o reforço das desigualdades. Objetivo: Analisar os determinantes do processo de expansão do ensino superior no Brasil, visando compreender quais são os desdobramentos dessa política para a sociedade. Metodologia: Esse trabalho trata-se de uma revisão da literatura, cujo foco é compreender de forma mais aprofundada, através da pesquisa em artigos e documentos, as mudanças no processo de expansão do ensino superior e sua contribuição para a política de educação superior no Brasil. Além disso, foi utilizado o materialismo- histórico-dialético, enquanto categoria do conhecimento, permitindo uma leitura mais crítica da realidade, entendendo todos os condicionantes ligados ao fenômeno estudado. Resultados e discussão: A partir das análises realizadas, foi observado que o aumento do número de vagas no ensino superior está atrelado a interesses capitalistas e privatistas, favorecendo apenas uma inclusão do ensino, precarizando o acesso e o trabalho docente. Conclusão: Nesse sentido, percebe-se que a tentativa de expansão visando à democratização do ensino superior, na verdade, é uma forma de reestruturação produtiva no âmbito da educação, com interesses de manutenção da hegemonia e perpetuação do controle social.