Dadas suas características e as dimensões que assume, o estágio pode ser determinante na trajetória profissional do professor em formação inicial. O contato com a escola pode despertar, a partir da orientação adequada, a perspectiva investigadora – uma característica amplamente defendida pelos teóricos da educação na formação de professores. Com efeito, o objetivo deste trabalho é refletir como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento do perfil do professor crítico reflexivo na formação inicial, a partir do relato de experiência e da análise documental do relatório de estágio da primeira autora. Esta experiência reflete que estabelecer uma relação mais clara entre a experiência prática e a capacidade reflexiva é uma necessidade para o professor, uma vez que a busca pela construção de caminhos para articular teoria e prática na atividade pedagógica contribui para ampliar sua capacidade. Este investimento, se apoia nas reflexões sobre a formação do professor dentro da profissão, visualizando que o estágio é um espaço formativo fundamental à esta articulação. As reflexões construídas neste estudo demonstram que o estágio é um momento formativo fundamental para a trajetória do professor, sobretudo quando constrói condições para refletir sobre seus processos. A experiência do estágio nos cursos de licenciatura contribui para implementar nos processos de formação dos professores contextos em que a realidade da universidade possa dialogar com a realidade da escola de ensino básico. Esta relação aprofunda algumas questões e desperta o olhar investigativo do professor em formação inicial.