O artigo, intitulado com “O desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos níveis da Educação Básica”, tem como principal objetivo descrever o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos níveis da Educação Básica nas escolas públicas do município de Mauriti/Ceará – Brasil, conforme as considerações apresentadas por alunos e professores das escolas pesquisadas e a bibliografia existente sobre o ensino da Língua Portuguesa, como as concepções de Kant (1996), Morin (2000), Mendonça (2006), Silva (2013), entre outros. Optou-se por uma pesquisa de campo, com metodologia de cunho quantitativo e tipo descritivo, com alunos e professores de oito (08) escolas públicas municipais e estaduais, no município de Mauriti-Ce/BR, sendo considerada uma turma do último ano/série de cada nível: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e seus respectivos professores de Língua Portuguesa. Para a coleta dos dados fez-se uso da observação não participativa nas turmas da Educação Infantil e aplicação de questionário com perguntas objetivas nas turmas do Ensino Fundamental e Médio. Ponderando-se que o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nos níveis da Educação Básica nas escolas públicas do município está contribuindo para o desenvolvimento humano integral dos mauritienses, nos aspectos linguístico-cultural, afetivo-emocional, social, ainda que, com algumas práticas a serem reconsideradas.