Este estudo trata da curiosidade de entender o que condiciona a resiliência em uma estudante da
Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Humaitá-AM. O objetivo deste trabalho
foi compreender quais os motivos que levam uma idosa a querer buscar conhecimento no auge dos seus 63 anos,
visto que a mesma enfrenta diversas dificuldades para permanecer no ambiente escolar. Sua persistência e
enfrentamentos nos fizeram perceber o quanto a resiliência se faz presente neste público da EJA, visto que a
resiliência é caracterizada pela capacidade de transformar um obstáculo da vida cotidiana e/ou uma adversidade,
em uma situação positiva ou potencializadora daquilo que se almeja conquistar. Este estudo possui um caráter
exploratório e transversal, baseado em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso
de uma estudante da EJA. Diante da análise da entrevista, entende-se que o papel do docente que leciona nesta
modalidade de ensino é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma satisfatória
para os estudantes, tornando-se uma figura-chave para o desempenho tanto de habilidades e competências
educacionais como também sendo um dos condicionadores e mantenedores do sentindo de resiliência. A relação
professor e aluno é bastante mencionada no decorrer da entrevista, o que reflete o respeito e a importância que
estes profissionais exercem em um público diversificado e repleto de adversidades, mas que diante de vários
empecilhos lutam e almejam um único objetivo, o conhecimento.