Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXISTE IDADE PARA APRENDER? A RESILIÊNCIA DE UMA IDOSA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: RESILIÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONHECIMENTO, ADVERSIDADES Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47380
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1886
    "inscrito_id" => 9630
    "titulo" => """
      EXISTE IDADE PARA APRENDER? A RESILIÊNCIA DE UMA IDOSA\r\n
      DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      Este estudo trata da curiosidade de entender o que condiciona a resiliência em uma estudante da\r\n
      Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Humaitá-AM. O objetivo deste trabalho\r\n
      foi compreender quais os motivos que levam uma idosa a querer buscar conhecimento no auge dos seus 63 anos,\r\n
      visto que a mesma enfrenta diversas dificuldades para permanecer no ambiente escolar. Sua persistência e\r\n
      enfrentamentos nos fizeram perceber o quanto a resiliência se faz presente neste público da EJA, visto que a\r\n
      resiliência é caracterizada pela capacidade de transformar um obstáculo da vida cotidiana e/ou uma adversidade,\r\n
      em uma situação positiva ou potencializadora daquilo que se almeja conquistar. Este estudo possui um caráter\r\n
      exploratório e transversal, baseado em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso\r\n
      de uma estudante da EJA. Diante da análise da entrevista, entende-se que o papel do docente que leciona nesta\r\n
      modalidade de ensino é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma satisfatória\r\n
      para os estudantes, tornando-se uma figura-chave para o desempenho tanto de habilidades e competências\r\n
      educacionais como também sendo um dos condicionadores e mantenedores do sentindo de resiliência. A relação\r\n
      professor e aluno é bastante mencionada no decorrer da entrevista, o que reflete o respeito e a importância que\r\n
      estes profissionais exercem em um público diversificado e repleto de adversidades, mas que diante de vários\r\n
      empecilhos lutam e almejam um único objetivo, o conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONHECIMENTO, ADVERSIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9630_09092018021802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICY OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GREICY NASCIMENTO"
    "autor_email" => "greicyoliveiran@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47380
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1886
    "inscrito_id" => 9630
    "titulo" => """
      EXISTE IDADE PARA APRENDER? A RESILIÊNCIA DE UMA IDOSA\r\n
      DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      Este estudo trata da curiosidade de entender o que condiciona a resiliência em uma estudante da\r\n
      Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Humaitá-AM. O objetivo deste trabalho\r\n
      foi compreender quais os motivos que levam uma idosa a querer buscar conhecimento no auge dos seus 63 anos,\r\n
      visto que a mesma enfrenta diversas dificuldades para permanecer no ambiente escolar. Sua persistência e\r\n
      enfrentamentos nos fizeram perceber o quanto a resiliência se faz presente neste público da EJA, visto que a\r\n
      resiliência é caracterizada pela capacidade de transformar um obstáculo da vida cotidiana e/ou uma adversidade,\r\n
      em uma situação positiva ou potencializadora daquilo que se almeja conquistar. Este estudo possui um caráter\r\n
      exploratório e transversal, baseado em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso\r\n
      de uma estudante da EJA. Diante da análise da entrevista, entende-se que o papel do docente que leciona nesta\r\n
      modalidade de ensino é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma satisfatória\r\n
      para os estudantes, tornando-se uma figura-chave para o desempenho tanto de habilidades e competências\r\n
      educacionais como também sendo um dos condicionadores e mantenedores do sentindo de resiliência. A relação\r\n
      professor e aluno é bastante mencionada no decorrer da entrevista, o que reflete o respeito e a importância que\r\n
      estes profissionais exercem em um público diversificado e repleto de adversidades, mas que diante de vários\r\n
      empecilhos lutam e almejam um único objetivo, o conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "RESILIÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONHECIMENTO, ADVERSIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9630_09092018021802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GREICY OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GREICY NASCIMENTO"
    "autor_email" => "greicyoliveiran@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo trata da curiosidade de entender o que condiciona a resiliência em uma estudante da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública no município de Humaitá-AM. O objetivo deste trabalho foi compreender quais os motivos que levam uma idosa a querer buscar conhecimento no auge dos seus 63 anos, visto que a mesma enfrenta diversas dificuldades para permanecer no ambiente escolar. Sua persistência e enfrentamentos nos fizeram perceber o quanto a resiliência se faz presente neste público da EJA, visto que a resiliência é caracterizada pela capacidade de transformar um obstáculo da vida cotidiana e/ou uma adversidade, em uma situação positiva ou potencializadora daquilo que se almeja conquistar. Este estudo possui um caráter exploratório e transversal, baseado em uma metodologia qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de uma estudante da EJA. Diante da análise da entrevista, entende-se que o papel do docente que leciona nesta modalidade de ensino é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma satisfatória para os estudantes, tornando-se uma figura-chave para o desempenho tanto de habilidades e competências educacionais como também sendo um dos condicionadores e mantenedores do sentindo de resiliência. A relação professor e aluno é bastante mencionada no decorrer da entrevista, o que reflete o respeito e a importância que estes profissionais exercem em um público diversificado e repleto de adversidades, mas que diante de vários empecilhos lutam e almejam um único objetivo, o conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.