Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da tecnologia na elaboração dos percursos de formação inicial do professor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudantes de duas turmas de Licenciatura totalizando 50 estudantes divididos em dois momentos, o primeiro utilizando a pesquisa ação, o desenvolvimento da metodologia tradicional, textos pré-selecionados pelo professor, aulas expositivas e avaliação somativa. No segundo, a utilização do modelo híbrido de ensino por meio do modelo de rotação da sala de aula invertida, o uso do modelo social de aprendizagem e o Facebook como espaço virtual, a avaliação processual para avaliação da aprendizagem e o questionário Google para avaliação metodológica. Analisar como os professores em formação nas licenciaturas interagiam com uma metodologia pautada pelo uso da tecnologia no desenvolvimento da sua aprendizagem e como estas tecnologias poderiam ser inseridas como suporte metodológico pelo professor formador foi a ideia norteadora do nosso estudo. Como conclusão pudemos constatar uma diferença acentuada no envolvimento dos estudantes nos dois momentos em que se deu o estudo, no primeiro, as participações se deram no sentido de cumprir com o planejamento didático da disciplina proposto pelo professor. No segundo momento, as participações se deram de forma bastante fluída no sentido de conhecer a metodologia, como o planejamento proposto seria desenvolvido e pela utilização do espaço virtual estimulando as participações além da pesquisa para referenciar essas participações. O envolvimento dos estudantes foi bastante satisfatório fazendo com que as disciplinas que serviram como base para o estudo tivessem um excelente aproveitamento.