A depressão geralmente ocorre quando um sujeito se depara com a necessidade de se adaptar a sua situação existencial, quando é exposto a um estímulo estressor, o deixando na fase de “estar sob pressão”. Os casos de depressão vêm crescendo no nosso contemporâneo, mas se olharmos para a classe dos docentes, nota-se que os dados são mais alarmantes. Partindo desse cenário, da depressão entre docentes, que a presente pesquisa visou reunir dados e informações com o propósito de responder como a depressão pode influenciar no desempenho do professor do ensino fundamental de acordo com a literatura acadêmica brasileira dos últimos dez anos? Optou-se por uma revisão sistemática de literatura, a qual investigou os seguintes bancos de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Biblioteca Científica Eletrônica em Linha (SCIELO), Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações (BDBT). Utilizando-se dos sites mencionados, 11 (onze) estudos foram encontrados de acordo com os critérios metodológicos. Considerações finais sobre a análise do material apontam para principal doença relacionada à docência e depressa como sendo a síndrome de esgotamento profissional; os transtornos de ajustamento e neurose profissional; síndrome do pânico e estresse pós-traumático. Todas as doenças apontadas afetam negativamente a qualidade e produtividade do docente em sala e fora dela, podendo até inviabilizar o exercício da profissão.