SILVA, Thamyres Ferreira Da et al.. A natureza da educação: do advento à contemporaneidade.. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46046>. Acesso em: 04/11/2024 19:15
O presente artigo busca expor, de forma clara e objetiva, as transformações pelas quais a educação passou ao decorrer da história, demonstrando as implicações que marcaram tais transformações. Sendo o trabalho a categoria fundante do ser social, a educação é um complexo fundado, que, por sua vez, depende da maneira como o trabalho está se realizado num dado momento histórico as suas modificações, sempre numa relação autonomia relativa e de determinações recíprocas. Desse modo, a educação possui um caráter reprodutor, capaz de imprimir nos indivíduos valores, ideias, padrões, comportamentos, bem como procura reprimir ideias, valores, comportamentos etc. que não foram compatíveis com a sociedade vigente. Portanto, percebe-se que, ao longo da história, a educação vai tomando formas e contornos que depende, exclusivamente, das necessidades que o mundo dos homens se apresenta, delineando objetivos que atendam aquele momento específico. O artigo em questão, trás, a partir de uma criteriosa análise bibliográfica, o resultado de estudos que se fundamentam na compreensão acerca dos fenômenos sociais e históricos que tem fortes rebatimentos na educação.