A água é essencial para a manutenção de todos os seres vivos na terra, dessa forma deve haver um processo de conscientização da população para preservação desse recurso natural. Com baixas predominâncias pluviométricas na região, houve a necessidade de desenvolver estratégias de captação e reutilização da água, inserido um sistema de ensino diferenciado, a partir da construção de um jogo de tabuleiro como uma ferramenta lúdica para se trabalhar a diversidade de conteúdos ligados a temática central. Neste contexto, o referido trabalho objetiva identificar técnicas de captação e de reaproveitamento da água para desenvolver um jogo físico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem. E como estratégia de ensino a teoria sócio-interacionista que demonstra a importância da interação do indivíduo com diferentes fatores contribuintes para o processo de aprendizagem. O trabalho será ainda baseado em uma pesquisa qualitativa, tendo como ambiente de estudo a Escola de Referência em Ensino Médio Justa Barbosa de Sales, localizada no município de Vertente do Lério-PE. Na aplicação do trabalho esperam-se proporcionar uma aprendizagem significativa para os estudantes, apresentando um rendimento satisfatório possibilitando o abandono de alguns métodos tradicionais. Isso mostra que o lúdico como uma estratégia didática proporciona a interação entre grupo de pessoas, permitindo a troca de conhecimentos. Espera-se que o jogo influencie na percepção e sensibilização com ambiente natural e o fator conservacionista para os recursos que os rodeiam. Uma vez que ações ambientais abordadas no ambiente escolar estimularão medidas de conservação e preservação.