Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO DE ALUNOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: O QUE OS LEVAM A DESISITIR?

Palavra-chaves: EVASÃO, DIFICULDADES, ALUNOS Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      Acre, precisamente no curso de Pedagogia, turma do ano 2018. A pesquisa se propõe mostrar as\r\n
      dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos e as consequências geradas em suas vidas. A partir desse\r\n
      diagnóstico, espera-se que a Instituição desenvolva projetos que favoreçam a permanência dos alunos\r\n
      de forma que minimiza os fatores de evasão que são comuns nas IES‘s. O diálogo com as obras de\r\n
      Paulo Freire (1997) , Araújo (2009) e Oliveira(2004) nos trazer reflexões sobre essa realidade\r\n
      analisada, bem como artigos e dados da legislação para melhor ajudar a compreender a política da\r\n
      instituição e os fatos apresentados no âmbito do curso. A abordagem é de essência qualitativa, com\r\n
      técnicas de análise documental, observações, curtas entrevistas e gravações com alunos, professores e\r\n
      coordenadores do curso de Pedagogia as questões abertas, as quais foram desenvolvidas. O nosso\r\n
      público alvo foram os acadêmicos do primeiro ao oitavo período, cujas idades está entre 18 e 27 anos.\r\n
      As justificativas predominantes da evasão apontadas pelos entrevistados foram: dificuldades no\r\n
      acompanhamento dos conteúdos oferecidos, reconciliação de trabalho com as atividades acadêmicas,\r\n
      expectativa diferente em relação ao curso, problemas financeiros e de transporte. Por fim, o artigo faz\r\n
      uma reflexão acerca das possíveis soluções que podem minimizar a evasão acadêmica.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo objetiva identificar os fatores que contribuem para a evasão na Universidade Federal do Acre, precisamente no curso de Pedagogia, turma do ano 2018. A pesquisa se propõe mostrar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos e as consequências geradas em suas vidas. A partir desse diagnóstico, espera-se que a Instituição desenvolva projetos que favoreçam a permanência dos alunos de forma que minimiza os fatores de evasão que são comuns nas IES‘s. O diálogo com as obras de Paulo Freire (1997) , Araújo (2009) e Oliveira(2004) nos trazer reflexões sobre essa realidade analisada, bem como artigos e dados da legislação para melhor ajudar a compreender a política da instituição e os fatos apresentados no âmbito do curso. A abordagem é de essência qualitativa, com técnicas de análise documental, observações, curtas entrevistas e gravações com alunos, professores e coordenadores do curso de Pedagogia as questões abertas, as quais foram desenvolvidas. O nosso público alvo foram os acadêmicos do primeiro ao oitavo período, cujas idades está entre 18 e 27 anos. As justificativas predominantes da evasão apontadas pelos entrevistados foram: dificuldades no acompanhamento dos conteúdos oferecidos, reconciliação de trabalho com as atividades acadêmicas, expectativa diferente em relação ao curso, problemas financeiros e de transporte. Por fim, o artigo faz uma reflexão acerca das possíveis soluções que podem minimizar a evasão acadêmica.

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