O estudo objetiva identificar os fatores que contribuem para a evasão na Universidade Federal do
Acre, precisamente no curso de Pedagogia, turma do ano 2018. A pesquisa se propõe mostrar as
dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos e as consequências geradas em suas vidas. A partir desse
diagnóstico, espera-se que a Instituição desenvolva projetos que favoreçam a permanência dos alunos
de forma que minimiza os fatores de evasão que são comuns nas IES‘s. O diálogo com as obras de
Paulo Freire (1997) , Araújo (2009) e Oliveira(2004) nos trazer reflexões sobre essa realidade
analisada, bem como artigos e dados da legislação para melhor ajudar a compreender a política da
instituição e os fatos apresentados no âmbito do curso. A abordagem é de essência qualitativa, com
técnicas de análise documental, observações, curtas entrevistas e gravações com alunos, professores e
coordenadores do curso de Pedagogia as questões abertas, as quais foram desenvolvidas. O nosso
público alvo foram os acadêmicos do primeiro ao oitavo período, cujas idades está entre 18 e 27 anos.
As justificativas predominantes da evasão apontadas pelos entrevistados foram: dificuldades no
acompanhamento dos conteúdos oferecidos, reconciliação de trabalho com as atividades acadêmicas,
expectativa diferente em relação ao curso, problemas financeiros e de transporte. Por fim, o artigo faz
uma reflexão acerca das possíveis soluções que podem minimizar a evasão acadêmica.