MATEMÁTICA E AGROPECUÁRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47816 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3964 "inscrito_id" => 9549 "titulo" => "MATEMÁTICA E AGROPECUÁRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO" "resumo" => "O presente artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática elaborada com o objetivo de integrar a Matemática e a Agropecuária, e verificar se os estudantes conseguiriam aplicar os conhecimentos obtidos no estudo da Geometria Plana em atividades envolvendo sua área de formação profissional. A Sequência Didática foi aplicada em uma turma de quarto semestre do Curso Integrado de Nível Médio em Agropecuária no campus Bagé do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Para verificar a efetividade desta proposta, realizou-se uma análise qualitativa ao longo do desenvolvimento da atividade, que aconteceu em 3 encontros, e ao final dela, comparando-se o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas antes e depois da aplicação da sequência didática. Houve uma discussão inicial sobre os temas que seriam trabalhados, em seguida, a prática com coleta de dados e informações que foram utilizadas posteriormente, bem como, a resolução de problemas envolvendo a Matemática e a Agropecuária. A partir da análise dos resultados, pode-se inferir que os objetivos para a realização da atividade foram atingidos, uma vez que, a grande maioria dos alunos conseguiu utilizar os conhecimentos obtidos na Matemática em questões envolvendo sua área de formação técnica profissional, além de demonstrarem interesse, comprometimento e envolvimento ao longo do desenvolvimento da proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO INTEGRADO, GEOMETRIA PLANA, MANEJO DE PASTAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9549_17092018145945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47816 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3964 "inscrito_id" => 9549 "titulo" => "MATEMÁTICA E AGROPECUÁRIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTEGRADO" "resumo" => "O presente artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática elaborada com o objetivo de integrar a Matemática e a Agropecuária, e verificar se os estudantes conseguiriam aplicar os conhecimentos obtidos no estudo da Geometria Plana em atividades envolvendo sua área de formação profissional. A Sequência Didática foi aplicada em uma turma de quarto semestre do Curso Integrado de Nível Médio em Agropecuária no campus Bagé do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Para verificar a efetividade desta proposta, realizou-se uma análise qualitativa ao longo do desenvolvimento da atividade, que aconteceu em 3 encontros, e ao final dela, comparando-se o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas antes e depois da aplicação da sequência didática. Houve uma discussão inicial sobre os temas que seriam trabalhados, em seguida, a prática com coleta de dados e informações que foram utilizadas posteriormente, bem como, a resolução de problemas envolvendo a Matemática e a Agropecuária. A partir da análise dos resultados, pode-se inferir que os objetivos para a realização da atividade foram atingidos, uma vez que, a grande maioria dos alunos conseguiu utilizar os conhecimentos obtidos na Matemática em questões envolvendo sua área de formação técnica profissional, além de demonstrarem interesse, comprometimento e envolvimento ao longo do desenvolvimento da proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO INTEGRADO, GEOMETRIA PLANA, MANEJO DE PASTAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9549_17092018145945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_nome_curto" => "ALINE PICOLI SONZA" "autor_email" => "alinepsonza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }