Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO POPULAR DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DA EMOÇÃO EMPATIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EMPATIA, EDUCAÇÃO POPULAR Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45712
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4097
    "inscrito_id" => 3367
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO POPULAR DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DA EMOÇÃO EMPATIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar a educação popular e sua trajetória resiliente de lutas e conquistas de direito para o povo e com o povo no Brasil, tendo como ponte de dialogo, a pesquisa em educação emocional voltada a emoção empatia em seus diferentes aspectos e sua influência no processo de ensino dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. Buscando refletir sobre a importância de pensar a influência da educação popular dentro dos moldes da educação brasileira a partir de sua origem, além das características próprias que essa educação apresenta, como também, uma análise acerca do contexto histórico situado a educação popular. Vale ressaltar o papel importante da educação popular para o entendimento do objeto de pesquisa desse trabalho, onde buscar entender a relação da educação de jovens e adultos e a relações empáticas do educador com seus educandos dentro de um processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do desenvolvimento desse artigo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada entre outros em: Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Dermeval Saviani, Paulo Freire. Nesse sentido nos permite investigar a correlação da educação Popular com a emoção empatia atrelada a uma educação para Jovens e adultos a partir da percepção de uma educação libertadora, portanto educação emocional vem contribui nessa perspectiva, tendo como foco trabalhar a empatia nesse processo libertador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EMPATIA, EDUCAÇÃO POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID3367_17092018180137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO TARGINO PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardismojp@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45712
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4097
    "inscrito_id" => 3367
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO POPULAR DIALOGANDO COM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DA EMOÇÃO EMPATIA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo abordar a educação popular e sua trajetória resiliente de lutas e conquistas de direito para o povo e com o povo no Brasil, tendo como ponte de dialogo, a pesquisa em educação emocional voltada a emoção empatia em seus diferentes aspectos e sua influência no processo de ensino dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. Buscando refletir sobre a importância de pensar a influência da educação popular dentro dos moldes da educação brasileira a partir de sua origem, além das características próprias que essa educação apresenta, como também, uma análise acerca do contexto histórico situado a educação popular. Vale ressaltar o papel importante da educação popular para o entendimento do objeto de pesquisa desse trabalho, onde buscar entender a relação da educação de jovens e adultos e a relações empáticas do educador com seus educandos dentro de um processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do desenvolvimento desse artigo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada entre outros em: Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Dermeval Saviani, Paulo Freire. Nesse sentido nos permite investigar a correlação da educação Popular com a emoção empatia atrelada a uma educação para Jovens e adultos a partir da percepção de uma educação libertadora, portanto educação emocional vem contribui nessa perspectiva, tendo como foco trabalhar a empatia nesse processo libertador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EMPATIA, EDUCAÇÃO POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID3367_17092018180137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO TARGINO PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardismojp@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a educação popular e sua trajetória resiliente de lutas e conquistas de direito para o povo e com o povo no Brasil, tendo como ponte de dialogo, a pesquisa em educação emocional voltada a emoção empatia em seus diferentes aspectos e sua influência no processo de ensino dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. Buscando refletir sobre a importância de pensar a influência da educação popular dentro dos moldes da educação brasileira a partir de sua origem, além das características próprias que essa educação apresenta, como também, uma análise acerca do contexto histórico situado a educação popular. Vale ressaltar o papel importante da educação popular para o entendimento do objeto de pesquisa desse trabalho, onde buscar entender a relação da educação de jovens e adultos e a relações empáticas do educador com seus educandos dentro de um processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do desenvolvimento desse artigo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada entre outros em: Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Dermeval Saviani, Paulo Freire. Nesse sentido nos permite investigar a correlação da educação Popular com a emoção empatia atrelada a uma educação para Jovens e adultos a partir da percepção de uma educação libertadora, portanto educação emocional vem contribui nessa perspectiva, tendo como foco trabalhar a empatia nesse processo libertador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.