O presente artigo tem como objetivo abordar a educação popular e sua trajetória resiliente de lutas e conquistas de direito para o povo e com o povo no Brasil, tendo como ponte de dialogo, a pesquisa em educação emocional voltada a emoção empatia em seus diferentes aspectos e sua influência no processo de ensino dos docentes da Educação de Jovens e Adultos. Buscando refletir sobre a importância de pensar a influência da educação popular dentro dos moldes da educação brasileira a partir de sua origem, além das características próprias que essa educação apresenta, como também, uma análise acerca do contexto histórico situado a educação popular. Vale ressaltar o papel importante da educação popular para o entendimento do objeto de pesquisa desse trabalho, onde buscar entender a relação da educação de jovens e adultos e a relações empáticas do educador com seus educandos dentro de um processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do desenvolvimento desse artigo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada entre outros em: Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Dermeval Saviani, Paulo Freire. Nesse sentido nos permite investigar a correlação da educação Popular com a emoção empatia atrelada a uma educação para Jovens e adultos a partir da percepção de uma educação libertadora, portanto educação emocional vem contribui nessa perspectiva, tendo como foco trabalhar a empatia nesse processo libertador.