Resumo: O presente trabalho busca abordar e apresentar a importância do lúdico como ferramenta de fixação no ensino de química. Visto que uma das maiores dificuldades dos educadores especialmente na área de química é despertar o interesse dos discentes no conteúdo em questão, por causa de vários fatores agravadores dessas dificuldades, como questões estruturais ou exteriores. Então foi realizado um pré-levantamento através de um questionário a priori na turma de 9º ano do ensino fundamental, turno vespertino, da escola Prefeito Francisco Ferraz Novaes (17 Alunos). Onde se analisou o grau de conhecimento dos mesmos com respeito ao assunto em questão (Substancias e separação de misturas). O que resultou na produção da aula, levando em conta deficiências encontradas na análise feita anteriormente, onde na mesma buscou-se expandir a memória visual dos mesmos por meios de experimentos químicos, e em seguida aplicação do jogo (Baralho Químico) como método fixação do conteúdo. É notável que existem barreiras e preconceitos referentes aos conteúdos de química, o que muitas das vezes acaba repelindo os alunos. Mas quando há intervenção do lúdico no ensino, é visível como todos são beneficiados no processo de educar.