Nesta pesquisa investigamos a produção de 34 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) através da leitura e escrita do Gênero Crônica (GC). A partir desse encaminhamento objetivamos realizar uma pesquisa de campo, baseando-nos em suportes teóricos que abordam os conceitos atuais acerca da leitura como alavanca para desenvolver o intelecto dos estudantes, mediada pelo Letramento Literário (LT) e a Sequência Básica (SB) na visão crítica de Cosson (2011) e Street (2014). Para conceituar crônica nos baseamos nos pontos de vista teóricos de Pereira (2014), Moisés (2011), Sá (1999) e Soares (2009). Para fundamentar a leitura utilizamos conceitos teóricos a partir de Kleiman (2013), Koch (2015), Lajolo (2000), entre outros. As oficinas nas quais trabalhamos com as seguintes crônicas, Terremoto, Árvore, A Casa e o Pessoal, todas da coletânea Ai de te Copacabana da autoria do cronista brasileiro Rubem Braga (1999). A partir das oficinas trabalhadas objetivamos contribuir efetivamente não apenas à formação de leitores críticos e proficientes, mas também ao desenvolvimento da escrita. Os estudantes foram incumbidos de produzir individualmente uma crônica a partir de uma temática livre e, nesse contexto, analisamos os que foram selecionados, considerando a partir das oficinas trabalhadas as particularidades desse gênero ligado ao cotidiano. Os resultados da investigação foram organizados, considerando os tipos de crônicas identificadas no decorrer do nosso trabalho de pesquisa. Por intermédio da realização das oficinas, refletimos acerca de estratégias de superação das dificuldades evidenciadas pelos estudantes em suas produções.