SANTOS, Rosana De Jesus. O lúdico como prática no ensino superior. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48151>. Acesso em: 04/11/2024 19:08
Partindo do pressuposto da insuficiência do lúdico no ensino superior, e que a ludicidade, considerada nos planos de curso e aula, contribui para a aprendizagem, o que levou a pesquisar: o lúdico é adotado nas abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e discentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)? Buscou-se investigar se os docentes do CAHL adotam complementos e práticas lúdicas em suas sequências didáticas, bem como as dificuldades em inserir a ludicidade em suas aulas. Mapeamos também a importância atribuída ao lúdico pelos estudantes e os métodos adotados por eles em suas apresentações em sala. Foi feita uma coleta de dados analítica, comparativa e qualitativa por meio da aplicação de questionários, à 34 discentes e 14 docentes dos cursos do Centro Artes Humanidades e Letras no período de março e abril de 2015. Os dados obtidos no CAHL revelam o tradicionalismo docente no processo de ensino-aprendizagem e a reprodução desse modelo pelos estudantes. Foi notório também a dificuldade por parte dos professores em elaborar aulas mais lúdicas, entretanto, tanto docentes quanto discentes reconhecem que aulas mais lúdicas facilitam o aprendizado. Assim, anseia-se ampliar as discussões sobre ludicidade e aprendizagem, levando em consideração as dificuldades em inserir a ludicidade na graduação, mas reconhecendo e enfatizando a importância do lúdico para a formação profissional. Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com caráter descritivo denso. Serão apresentados apenas os aspectos mais relevantes no que tange ao lúdico.