Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR, LUDICIDADE, CAHL Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Buscou-se investigar se os docentes do CAHL adotam complementos e práticas lúdicas em suas sequências didáticas, bem como as dificuldades em inserir a ludicidade em suas aulas. Mapeamos também a importância atribuída ao lúdico pelos estudantes e os métodos adotados por eles em suas apresentações em sala. Foi feita uma coleta de dados analítica, comparativa e qualitativa por meio da aplicação de questionários, à 34 discentes e 14 docentes dos cursos do Centro Artes Humanidades e Letras no período de março e abril de 2015. Os dados obtidos no CAHL revelam o tradicionalismo docente no processo de ensino-aprendizagem e a reprodução desse modelo pelos estudantes. Foi notório também a dificuldade por parte dos professores em elaborar aulas mais lúdicas, entretanto, tanto docentes quanto discentes reconhecem que aulas mais lúdicas facilitam o aprendizado. Assim, anseia-se ampliar as discussões sobre ludicidade e aprendizagem, levando em consideração as dificuldades em inserir a ludicidade na graduação, mas reconhecendo e enfatizando a importância do lúdico para a formação profissional. Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com caráter descritivo denso. Serão apresentados apenas os aspectos mais relevantes no que tange ao lúdico.Partindo do pressuposto da insuficiência do lúdico no ensino superior, e que a ludicidade, considerada nos planos de curso e aula, contribui para a aprendizagem" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Partindo do pressuposto da insuficiência do lúdico no ensino superior, e que a ludicidade, considerada nos planos de curso e aula, contribui para a aprendizagem, o que levou a pesquisar: o lúdico é adotado nas abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e discentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)? Buscou-se investigar se os docentes do CAHL adotam complementos e práticas lúdicas em suas sequências didáticas, bem como as dificuldades em inserir a ludicidade em suas aulas. Mapeamos também a importância atribuída ao lúdico pelos estudantes e os métodos adotados por eles em suas apresentações em sala. Foi feita uma coleta de dados analítica, comparativa e qualitativa por meio da aplicação de questionários, à 34 discentes e 14 docentes dos cursos do Centro Artes Humanidades e Letras no período de março e abril de 2015. Os dados obtidos no CAHL revelam o tradicionalismo docente no processo de ensino-aprendizagem e a reprodução desse modelo pelos estudantes. Foi notório também a dificuldade por parte dos professores em elaborar aulas mais lúdicas, entretanto, tanto docentes quanto discentes reconhecem que aulas mais lúdicas facilitam o aprendizado. Assim, anseia-se ampliar as discussões sobre ludicidade e aprendizagem, levando em consideração as dificuldades em inserir a ludicidade na graduação, mas reconhecendo e enfatizando a importância do lúdico para a formação profissional. Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com caráter descritivo denso. Serão apresentados apenas os aspectos mais relevantes no que tange ao lúdico.

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Comentários

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  • Deusineia Mendes de Lima

    Eu achei bem complicado mesmo

    26/05/2023 01:28:34

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