O LÚDICO COMO PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48151 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 5966 "titulo" => "O LÚDICO COMO PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Partindo do pressuposto da insuficiência do lúdico no ensino superior, e que a ludicidade, considerada nos planos de curso e aula, contribui para a aprendizagem, o que levou a pesquisar: o lúdico é adotado nas abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e discentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)? Buscou-se investigar se os docentes do CAHL adotam complementos e práticas lúdicas em suas sequências didáticas, bem como as dificuldades em inserir a ludicidade em suas aulas. Mapeamos também a importância atribuída ao lúdico pelos estudantes e os métodos adotados por eles em suas apresentações em sala. Foi feita uma coleta de dados analítica, comparativa e qualitativa por meio da aplicação de questionários, à 34 discentes e 14 docentes dos cursos do Centro Artes Humanidades e Letras no período de março e abril de 2015. Os dados obtidos no CAHL revelam o tradicionalismo docente no processo de ensino-aprendizagem e a reprodução desse modelo pelos estudantes. Foi notório também a dificuldade por parte dos professores em elaborar aulas mais lúdicas, entretanto, tanto docentes quanto discentes reconhecem que aulas mais lúdicas facilitam o aprendizado. Assim, anseia-se ampliar as discussões sobre ludicidade e aprendizagem, levando em consideração as dificuldades em inserir a ludicidade na graduação, mas reconhecendo e enfatizando a importância do lúdico para a formação profissional. Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com caráter descritivo denso. Serão apresentados apenas os aspectos mais relevantes no que tange ao lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, LUDICIDADE, CAHL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID5966_22072018154510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "zannajs@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48151 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 5966 "titulo" => "O LÚDICO COMO PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Partindo do pressuposto da insuficiência do lúdico no ensino superior, e que a ludicidade, considerada nos planos de curso e aula, contribui para a aprendizagem, o que levou a pesquisar: o lúdico é adotado nas abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e discentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)? Buscou-se investigar se os docentes do CAHL adotam complementos e práticas lúdicas em suas sequências didáticas, bem como as dificuldades em inserir a ludicidade em suas aulas. Mapeamos também a importância atribuída ao lúdico pelos estudantes e os métodos adotados por eles em suas apresentações em sala. Foi feita uma coleta de dados analítica, comparativa e qualitativa por meio da aplicação de questionários, à 34 discentes e 14 docentes dos cursos do Centro Artes Humanidades e Letras no período de março e abril de 2015. Os dados obtidos no CAHL revelam o tradicionalismo docente no processo de ensino-aprendizagem e a reprodução desse modelo pelos estudantes. Foi notório também a dificuldade por parte dos professores em elaborar aulas mais lúdicas, entretanto, tanto docentes quanto discentes reconhecem que aulas mais lúdicas facilitam o aprendizado. Assim, anseia-se ampliar as discussões sobre ludicidade e aprendizagem, levando em consideração as dificuldades em inserir a ludicidade na graduação, mas reconhecendo e enfatizando a importância do lúdico para a formação profissional. Este resumo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com caráter descritivo denso. Serão apresentados apenas os aspectos mais relevantes no que tange ao lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, LUDICIDADE, CAHL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID5966_22072018154510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSANA" "autor_email" => "zannajs@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }