PRÁTICA DOCENTE E IDENTIDADE CULTURAL RIBEIRINHA: DO MENOSPREZO À VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48659 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2862 "inscrito_id" => 8042 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E IDENTIDADE CULTURAL RIBEIRINHA: DO MENOSPREZO À VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS" "resumo" => "O Brasil é um país continental rico em diversidade humana e pluralidade cultural, ocasionado por sua “multicolonização” e que se destaca historicamente, compondo um cenário aprazado pelas diferenças, nas quais se enxerga nos locais expressivos de particularidades geográficas e características identitárias. Nesse contexto, estão as regiões ribeirinhas da Amazônia. Destaque-se, que essa população possui realidades particulares apresentadas por meio de uma cultura cabocla, rica em experiências e saberes. As populações ribeirinhas residem em locais longínquos regidos pelos rios e florestas e que exigem um olhar singularizado pela escola, considerando que as instituições de ensino são espaços multiculturais e que requerem uma prática pedagógica docente comprometida com a valorização e o reconhecimento das diferenças presentes nesse contexto. Portanto, nos causam estranheza atitudes neutralizadas, atreladas a ações docentes desprovidas de serem olhadas noutra ótica, ignorando a diversidade cultural e aprisionadas a concepções curriculares que beneficiam definidas identidades nesses ambientes. À vista disso, o artigo tem por objetivo observar se a prática pedagógica docente contribui para a identidade cultural ribeirinha na escola Estadual Leandro Plácido na comunidade Foz do Rio Mazagão, Amapá. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. A técnica adotada para a coleta de dados foi a do grupo focal, sendo que, para a análise dos dados, utilizou-se a análise do discurso referenciado em Michel Foucault. Os resultados indicam que os docentes da escola ribeirinha não contribuem para as identidades culturais em suas práticas, negando as diferenças inerentes a esse contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, IDENTIDADE RURAL/RIBEIRINHA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID8042_10092018190225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE AMANAJAS LOURENÇO " "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideamanajas@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48659 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2862 "inscrito_id" => 8042 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E IDENTIDADE CULTURAL RIBEIRINHA: DO MENOSPREZO À VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS" "resumo" => "O Brasil é um país continental rico em diversidade humana e pluralidade cultural, ocasionado por sua “multicolonização” e que se destaca historicamente, compondo um cenário aprazado pelas diferenças, nas quais se enxerga nos locais expressivos de particularidades geográficas e características identitárias. Nesse contexto, estão as regiões ribeirinhas da Amazônia. Destaque-se, que essa população possui realidades particulares apresentadas por meio de uma cultura cabocla, rica em experiências e saberes. As populações ribeirinhas residem em locais longínquos regidos pelos rios e florestas e que exigem um olhar singularizado pela escola, considerando que as instituições de ensino são espaços multiculturais e que requerem uma prática pedagógica docente comprometida com a valorização e o reconhecimento das diferenças presentes nesse contexto. Portanto, nos causam estranheza atitudes neutralizadas, atreladas a ações docentes desprovidas de serem olhadas noutra ótica, ignorando a diversidade cultural e aprisionadas a concepções curriculares que beneficiam definidas identidades nesses ambientes. À vista disso, o artigo tem por objetivo observar se a prática pedagógica docente contribui para a identidade cultural ribeirinha na escola Estadual Leandro Plácido na comunidade Foz do Rio Mazagão, Amapá. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. A técnica adotada para a coleta de dados foi a do grupo focal, sendo que, para a análise dos dados, utilizou-se a análise do discurso referenciado em Michel Foucault. Os resultados indicam que os docentes da escola ribeirinha não contribuem para as identidades culturais em suas práticas, negando as diferenças inerentes a esse contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, IDENTIDADE RURAL/RIBEIRINHA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID8042_10092018190225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDE AMANAJAS LOURENÇO " "autor_nome_curto" => "CLEIDE" "autor_email" => "cleideamanajas@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }