Uma educação básica de qualidade é direito assegurado pela constituição federal a toda
criança e adolescente inclusive aqueles que estão fora da faixa etária adequada. É essa educação que
forma o cidadão crítico e reflexivo. Essa etapa é dividida em duas fases, o ensino fundamental e o
ensino médio. Essa qualidade assegurada pela constituição nem sempre é vivenciada na prática tendo
em vista o ensino tradicional historicamente consolidado. Diante disso, as modalidades didáticas
podem contribuir para a superação do modelo tradicional e o desenvolvimento de aulas mais
dinâmicas e criativas. É nesse contexto de ensino médio, ensino tradicional e modalidades didáticas
que se encontra o Livro Didático (LD), pois, além de se configurar como o principal recurso didático
utilizado pelos professores. Essa pesquisa se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa
utilizando para coleta de dados a pesquisa Bibliográfica-Documental. Para análise desses dados foi
utilizada a Análise de Conteúdo. Ao todo foram analisadas 76 obras onde 9,8% das obras
apresentavam alguma informação sobre a modalidade didática Estudo do Meio. Por ser bastante
utilizado, a qualidade do LD influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem, por isso é
importante à análise criteriosa dessa ferramenta, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade do
ensino.