Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS DO MEIO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2003 A 2013)

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, ESTUDO DO MEIO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47363
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 4877
    "titulo" => "ESTUDOS DO MEIO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2003 A 2013)"
    "resumo" => """
      Uma educação básica de qualidade é direito assegurado pela constituição federal a toda\r\n
      criança e adolescente inclusive aqueles que estão fora da faixa etária adequada. É essa educação que\r\n
      forma o cidadão crítico e reflexivo. Essa etapa é dividida em duas fases, o ensino fundamental e o\r\n
      ensino médio. Essa qualidade assegurada pela constituição nem sempre é vivenciada na prática tendo\r\n
      em vista o ensino tradicional historicamente consolidado. Diante disso, as modalidades didáticas\r\n
      podem contribuir para a superação do modelo tradicional e o desenvolvimento de aulas mais\r\n
      dinâmicas e criativas. É nesse contexto de ensino médio, ensino tradicional e modalidades didáticas\r\n
      que se encontra o Livro Didático (LD), pois, além de se configurar como o principal recurso didático\r\n
      utilizado pelos professores. Essa pesquisa se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa\r\n
      utilizando para coleta de dados a pesquisa Bibliográfica-Documental. Para análise desses dados foi\r\n
      utilizada a Análise de Conteúdo. Ao todo foram analisadas 76 obras onde 9,8% das obras\r\n
      apresentavam alguma informação sobre a modalidade didática Estudo do Meio. Por ser bastante\r\n
      utilizado, a qualidade do LD influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem, por isso é\r\n
      importante à análise criteriosa dessa ferramenta, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade do\r\n
      ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, ESTUDO DO MEIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4877_07082018175453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "DIVANIELLA"
    "autor_email" => "divaniella@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47363
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 503
    "inscrito_id" => 4877
    "titulo" => "ESTUDOS DO MEIO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2003 A 2013)"
    "resumo" => """
      Uma educação básica de qualidade é direito assegurado pela constituição federal a toda\r\n
      criança e adolescente inclusive aqueles que estão fora da faixa etária adequada. É essa educação que\r\n
      forma o cidadão crítico e reflexivo. Essa etapa é dividida em duas fases, o ensino fundamental e o\r\n
      ensino médio. Essa qualidade assegurada pela constituição nem sempre é vivenciada na prática tendo\r\n
      em vista o ensino tradicional historicamente consolidado. Diante disso, as modalidades didáticas\r\n
      podem contribuir para a superação do modelo tradicional e o desenvolvimento de aulas mais\r\n
      dinâmicas e criativas. É nesse contexto de ensino médio, ensino tradicional e modalidades didáticas\r\n
      que se encontra o Livro Didático (LD), pois, além de se configurar como o principal recurso didático\r\n
      utilizado pelos professores. Essa pesquisa se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa\r\n
      utilizando para coleta de dados a pesquisa Bibliográfica-Documental. Para análise desses dados foi\r\n
      utilizada a Análise de Conteúdo. Ao todo foram analisadas 76 obras onde 9,8% das obras\r\n
      apresentavam alguma informação sobre a modalidade didática Estudo do Meio. Por ser bastante\r\n
      utilizado, a qualidade do LD influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem, por isso é\r\n
      importante à análise criteriosa dessa ferramenta, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade do\r\n
      ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, ESTUDO DO MEIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4877_07082018175453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA"
    "autor_nome_curto" => "DIVANIELLA"
    "autor_email" => "divaniella@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Uma educação básica de qualidade é direito assegurado pela constituição federal a toda criança e adolescente inclusive aqueles que estão fora da faixa etária adequada. É essa educação que forma o cidadão crítico e reflexivo. Essa etapa é dividida em duas fases, o ensino fundamental e o ensino médio. Essa qualidade assegurada pela constituição nem sempre é vivenciada na prática tendo em vista o ensino tradicional historicamente consolidado. Diante disso, as modalidades didáticas podem contribuir para a superação do modelo tradicional e o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e criativas. É nesse contexto de ensino médio, ensino tradicional e modalidades didáticas que se encontra o Livro Didático (LD), pois, além de se configurar como o principal recurso didático utilizado pelos professores. Essa pesquisa se caracteriza por apresentar uma abordagem qualitativa utilizando para coleta de dados a pesquisa Bibliográfica-Documental. Para análise desses dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Ao todo foram analisadas 76 obras onde 9,8% das obras apresentavam alguma informação sobre a modalidade didática Estudo do Meio. Por ser bastante utilizado, a qualidade do LD influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem, por isso é importante à análise criteriosa dessa ferramenta, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.