Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNICAP.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS, PERNAMBUCO Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48033
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 8140
    "titulo" => "O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNICAP."
    "resumo" => "O seguinte trabalho tem como objetivo estudar e analisar os resultados gerados da empregabilidade da Pré-história na educação infantil por meio de ambientes com metodologia de educação não formal. Através do projeto de colônia de férias proposto pelo Museu de Arqueologia da UNICAP, denominado de Férias no Museu de Arqueologia da UNICAP, foi elaborado atividades pedagógicas com o intuito de ensinar de forma lúdica sobre a Pré-História para crianças pertencentes ao Ensino Infantil, crianças essas que não tiveram contato com o determinado assunto em suas respectivas escolas. O projeto teve duração de uma semana com cada dia tendo uma dinâmica específica recorrente à Pré-História. Nesse período as crianças aprenderam sobre a Megafauna, aprenderam sobre a história da cerâmica e sua utilidade no período de Pré-História do homem, aprenderam sobre as pinturas rupestres e tiveram conhecimento das pinturas rupestres existentes no Brasil, aprenderam sobre os sítios arqueológicos e aprenderam sobre o papel do arqueólogo no estudo da Pré-História. O resultado final desse projeto foi bastante satisfatório, pois mostrou que através do uso de uma metodologia bastante lúdica somada com um ambiente que utiliza da educação não formal é possível ensinar a Pré-História para crianças do Ensino Infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS, PERNAMBUCO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID8140_08092018204513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÓVIS HENRIQUE SILVA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "CLÓVIS HENRIQUE"
    "autor_email" => "chenrique_chsa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48033
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 8140
    "titulo" => "O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNICAP."
    "resumo" => "O seguinte trabalho tem como objetivo estudar e analisar os resultados gerados da empregabilidade da Pré-história na educação infantil por meio de ambientes com metodologia de educação não formal. Através do projeto de colônia de férias proposto pelo Museu de Arqueologia da UNICAP, denominado de Férias no Museu de Arqueologia da UNICAP, foi elaborado atividades pedagógicas com o intuito de ensinar de forma lúdica sobre a Pré-História para crianças pertencentes ao Ensino Infantil, crianças essas que não tiveram contato com o determinado assunto em suas respectivas escolas. O projeto teve duração de uma semana com cada dia tendo uma dinâmica específica recorrente à Pré-História. Nesse período as crianças aprenderam sobre a Megafauna, aprenderam sobre a história da cerâmica e sua utilidade no período de Pré-História do homem, aprenderam sobre as pinturas rupestres e tiveram conhecimento das pinturas rupestres existentes no Brasil, aprenderam sobre os sítios arqueológicos e aprenderam sobre o papel do arqueólogo no estudo da Pré-História. O resultado final desse projeto foi bastante satisfatório, pois mostrou que através do uso de uma metodologia bastante lúdica somada com um ambiente que utiliza da educação não formal é possível ensinar a Pré-História para crianças do Ensino Infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS, PERNAMBUCO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID8140_08092018204513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÓVIS HENRIQUE SILVA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "CLÓVIS HENRIQUE"
    "autor_email" => "chenrique_chsa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo estudar e analisar os resultados gerados da empregabilidade da Pré-história na educação infantil por meio de ambientes com metodologia de educação não formal. Através do projeto de colônia de férias proposto pelo Museu de Arqueologia da UNICAP, denominado de Férias no Museu de Arqueologia da UNICAP, foi elaborado atividades pedagógicas com o intuito de ensinar de forma lúdica sobre a Pré-História para crianças pertencentes ao Ensino Infantil, crianças essas que não tiveram contato com o determinado assunto em suas respectivas escolas. O projeto teve duração de uma semana com cada dia tendo uma dinâmica específica recorrente à Pré-História. Nesse período as crianças aprenderam sobre a Megafauna, aprenderam sobre a história da cerâmica e sua utilidade no período de Pré-História do homem, aprenderam sobre as pinturas rupestres e tiveram conhecimento das pinturas rupestres existentes no Brasil, aprenderam sobre os sítios arqueológicos e aprenderam sobre o papel do arqueólogo no estudo da Pré-História. O resultado final desse projeto foi bastante satisfatório, pois mostrou que através do uso de uma metodologia bastante lúdica somada com um ambiente que utiliza da educação não formal é possível ensinar a Pré-História para crianças do Ensino Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.