O processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações entre uma solução hipotônica e outra hipertônica, até que se atinja um equilíbrio. Para abordagem de temas como este, aulas práticas são essenciais para auxiliar os alunos na compreensão do processo, mas nem sempre é possível realizá-las devido à falta de recursos das instituições de ensino. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi utilizar materiais de baixo custo para realização de prática experimental complementar sobre osmose. A pesquisa foi realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e em seguida aplicado um questionário de sondagem. A segunda etapa foi realizada uma prática experimental sobre a Osmose e por fim, aplicado o questionário mais uma vez, para assim comparar o percentual de absorção do conteúdo. Os resultados indicaram que a aula tradicional associada a realização da prática, elevou o percentual de absorção do conteúdo abordado, destacando a terceira questão, que mostrou um aumento de 60% nas assertivas. A prática fez com que os alunos obtivessem 100% de aproveitamento, acertando todas as questões na segunda etapa da pesquisa. Além disso, foi observado que, os alunos mostraram mais interesse em aprender sobre o tema, aumentando assim a interação. Diante dos resultados, foi possível conclui que, práticas com materiais de baixo custo podem ser apresentadas como uma solução para a falta de recursos das escolas e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva.