Nos últimos anos, a temática do ensino da leitura vem recebendo bastante notoriedade. Uma ampla quantidade de discussões acadêmicas acerca do trabalho didático do ensino da leitura na Educação Básica vem, continuamente, sendo publicadas. Neste ano, a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC traz orientações direcionadas ao trabalho didático do ensino de língua materna, bem como ao ensino da leitura. Este estudo tem por objetivo geral conhecer as orientações da Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa - BNCC para o ensino da leitura. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) identificar as orientações da BNCC para a abordagem da diversidade textual; (II) perceber as orientações da BNCC para a abordagem dos gêneros multimodais. Para isso, ancoramo-nos na pesquisa documental, bem como na revisão bibliográfica e na análise qualitativa do corpus. Os resultados demonstram que a BNCC orienta a realização de atividades de leitura amparadas na diversidade de gêneros discursivos (literários, não literários, escritos e multimodais). Tais atividades devem envolver um trabalho de familiarização com as características sociocomunicativas dos gêneros. Além disso, a BNCC sugere a efetivação de situações didáticas de leitura, envolvendo os gêneros multimodais, bem como a exploração dos elementos semióticos presentes na sua materialidade, o que perpassa todos os anos das serieis iniciais do Ensino Fundamental. Logo, com base na BNCC, o trabalho didático do ensino da leitura deve acontece r mediante a diversidade textual, oportunizando ao aluno a habilidade de dominar e, por conseguinte, de usar os gêneros do discurso nas tramas cotidianas.