O debate sobre questões de gênero e sexualidade em educação tem sofrido na atualidade diversos boicotes, sobretudo, dos grupos identificados como novos movimentos conservadores, que estão inseridos em um dos campos de disputa na proposição de políticas educacionais. Compreendendo que o debate ainda é tímido nos programas de pós-graduação em educação, o artigo se propõe a evidenciar a visibilidade do debate em dois componentes curriculares ofertados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco no primeiro semestre de 2018. A reflexão empreendida no texto lança mão de analisar através da vivência dos componentes com auxilio das ementas dos mesmos, entendendo estes como documentos referência na proposição das discussões que permearam as aulas, qual a centralidade do tema de gênero e sexualidade nos componentes ofertados. A cargo de conclusão far-se-á uma leitura da importância deste debate, e da experiência de vivenciar essa discussão em um programa de pós-graduação em educação, compreendendo que não apenas nos programas de pós-graduação, mas também nos seus diversos níveis e modalidades de ensino, a educação necessita contemplar reflexões que versem sobre as relações de gênero e sexualidade.