O presente estudo apresenta reflexões acerca do uso de recursos didáticos por docentes a fim de ensinar as diferentes representações dos números racionais. Os objetivos do estudo foram: a) verificar quais recursos didáticos para o ensino de números racionais os/as professores/as dizem utilizar; b) verificar algumas dificuldades encontradas pelos docentes no uso de alguns recursos didáticos; c) verificar algumas dificuldades dos docentes no que diz respeito aos conteúdos relativos aos números racionais. A pesquisa teve um caráter quali-quantitativo e dela participaram professoras/es de turmas de 4ºs e 5ºs anos pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Recife que participaram de formações mensais acerca de “Números Racionais”. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em uma ficha de auto-avaliação das/os docentes sobre o uso de recursos didáticos, bem como uma ficha de observações feitas por um grupo de formadoras da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Os resultados evidenciaram que o livro didático e textos sobre atualidades são os recursos mais utilizados pelas/os docentes. O material dourado e o círculo de frações são os materiais concretos mais utilizados, pelo fato de sua presença na quase totalidade das escolas. Os professores parecem ter dificuldades relativas à falta de conhecimentos construídos sobre os números racionais e também na adoção de uma metodologia de ensino que auxilie os/as estudantes na compreensão conceitual dos números racionais e suas aplicações no cotidiano.