Este trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada durante um dos estágios supervisionados obrigatórios e teve por objetivo analisar, por meio de um projeto de intervenção, as contribuições do uso do software GeoGebra na análise e construção de gráficos de funções. Como respaldo teórico para a proposta adotada, considerou-se as ideias de autores que discorrem sobre o tema, tais como Selbach (2010), Huete (2006), Valente (2007), Follador (2007), dentre outros. O trabalho configura-se de cunho qualitativo, do tipo pesquisa de campo, e foi desenvolvido no laboratório de informática da escola campo, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de um Instituto Federal. Os resultados apontam que o uso do software GeoGebra, segundo a proposta adotada, auxiliou os alunos na compreensão do conteúdo proposto, visto que todos os alunos que participaram da pesquisa responderam favoravelmente as questões propostas, demonstrando terem compreendido o conteúdo. Espera-se que esse trabalho conduza outros pesquisadores a refletirem sobre o uso das TIC’s, em especial, sobre o uso do software Geogebra, no processo de ensino e aprendizagem da matemática e sirva de subsidio para outras investigações na área.