A cultura faz parte da vida do ser humano, pois além de envolver a arte, e as crenças, também envolve a manutenção dos hábitos em sociedade. Quando falamos em educação lembramos dos desafios que são postos, e para um maior enriquecimento, adotamos boas práticas educacionais, principalmente as boas práticas na sociedade, como por exemplo de conservação da natureza, respeito ao próximo entre outros estímulos que sirvam de incentivo na formação de crianças e adolescentes.
A escola tem um papel fundamental nesse dever de potencializar a cultura, por sua influência, ela tem como principal função de intermediar entre as diferentes culturas, permitindo o debate, e o despertar das novas gerações a curiosidade em saber mais sobre, que tipo de cultura é vivido em sua região como festas juninas, poesia e verso popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.
A cultura tem um grande papel no processo e aprendizado dos alunos, pois a partir desse primeiro pilar usado pela educação, iremos avançando para os outros pilares, até sustentarmos uma boa base para nossos alunos. Isso vai desde aprender, ao conhecer e a ser, que são bases primordiais para se viver em sociedade.
Cultura somada com a educação pode dar o privilégio de vivenciar isso, caso trabalhada mais e aprofundadas, fazem com que os alunos evoluam enquanto cidadãos, sempre mantendo uma boa qualidade de vida com o objetivo de criar novas gerações ainda mais preparadas para mudar e melhorar o mundo em que vivemos, com respeito as diferentes crenças, aos costumes.
cultura e escola.