Este trabalho analisa o ensino de Lições de Coisas na Vila de São Miguel de Jucurutu/RN (atualmente município de Jucurutu/RN) entre as décadas de 1927 e 1932. O presente estudo trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. As fontes utilizadas em nossa investigação compreendem: Mensagens Governamentais; Leis e Decretos localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; documentos escolares como Livro de Atas e Termos de Visita e Inspeção Técnica do Departamento de Educação do Rio Grande do Norte existentes no acervo do Grupo Escolar Antônio Batista (situado no município de Jucurutu/RN). Tratando-se de uma investigação de caráter histórico pautada na perspectiva da História Cultural, elencamos autores como Chartier (1990) Julia (1995) na tentativa de extrair subsídios metodológicos que fundamentem este estudo. Ao pesquisar o ensino de Lições de Coisas nessa Escola Rudimentar, constatamos sua contribuição para a difusão dos métodos intuitivos de ensino. Esse fato se evidenciava na realização de aulas que ultrapassavam os limites físicos da escola e ocorriam em momentos como passeios escolares e comemorações cívicas. A adoção de práticas dessa natureza foi orientada pela Lei nº 405, de 29 de novembro de 1916, que reformou a Instrução Pública no território potiguar e que posteriormente serviu de base ao Conselho de Educação para a elaboração dos Regimentos Internos das escolas primárias do Rio Grande do Norte.