ESTUDO DE CASO: A PINTURA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DURANTE A ALFABETIZAÇÃO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47352 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 8805 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: A PINTURA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DURANTE A ALFABETIZAÇÃO." "resumo" => "No contexto educacional atual, crianças de diferentes idades realizam exercícios de colorir frequentemente. As tarefas acontecem através do preenchimento de desenhos descoloridos, que são caracterizados por personagens de desenhos animados e/ou de contos de fadas, de modo que tais figuras aguçam a imaginação e criatividade infantil. Durante a realização de uma pintura em um desenho monocromático, é esperado que as crianças façam, de forma automática, uma conexão entre um filme ou desenho animado previamente conhecidos, podendo até mesmo colorir o desenho do personagem com as mesmas características apresentadas no filme ou desenho animado. Deste modo, espera-se que ao realizarem estas atividades, as crianças melhorarem o raciocínio lógico, adquiram equilíbrio e precisão no exercício de pintar e na manipulação do lápis, aprimorando sua habilidade de pintura e, até mesmo de escrita. O objetivo deste trabalho é verificar a possibilidade de existência de uma relação entre o exercício da pintura com a escrita da criança, quando ela começa suas primeiras experiências com a escrita. Para isso, este artigo exibe os resultados de uma experiência de sala de aula junto ao segundo ano do ensino fundamental, a qual buscou analisar e comparar o desempenho de alunos ao realizaram uma atividade de colorir e posteriormente uma atividade de escrever. Com a experiência, percebeu-se que as crianças que melhor pintavam, tinham uma grafia mais legível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTOR, PSICOMOTRICIDADE, COLORIR, MOVIMENTO DE PINÇA, MOVIMENTO DE PINÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID8805_14092018093736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MENEZES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALINE MENEZES RODRIGUES" "autor_email" => "aline_menezesrodrigues@ho" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47352 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 8805 "titulo" => "ESTUDO DE CASO: A PINTURA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DURANTE A ALFABETIZAÇÃO." "resumo" => "No contexto educacional atual, crianças de diferentes idades realizam exercícios de colorir frequentemente. As tarefas acontecem através do preenchimento de desenhos descoloridos, que são caracterizados por personagens de desenhos animados e/ou de contos de fadas, de modo que tais figuras aguçam a imaginação e criatividade infantil. Durante a realização de uma pintura em um desenho monocromático, é esperado que as crianças façam, de forma automática, uma conexão entre um filme ou desenho animado previamente conhecidos, podendo até mesmo colorir o desenho do personagem com as mesmas características apresentadas no filme ou desenho animado. Deste modo, espera-se que ao realizarem estas atividades, as crianças melhorarem o raciocínio lógico, adquiram equilíbrio e precisão no exercício de pintar e na manipulação do lápis, aprimorando sua habilidade de pintura e, até mesmo de escrita. O objetivo deste trabalho é verificar a possibilidade de existência de uma relação entre o exercício da pintura com a escrita da criança, quando ela começa suas primeiras experiências com a escrita. Para isso, este artigo exibe os resultados de uma experiência de sala de aula junto ao segundo ano do ensino fundamental, a qual buscou analisar e comparar o desempenho de alunos ao realizaram uma atividade de colorir e posteriormente uma atividade de escrever. Com a experiência, percebeu-se que as crianças que melhor pintavam, tinham uma grafia mais legível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "PSICOMOTOR, PSICOMOTRICIDADE, COLORIR, MOVIMENTO DE PINÇA, MOVIMENTO DE PINÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID8805_14092018093736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MENEZES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALINE MENEZES RODRIGUES" "autor_email" => "aline_menezesrodrigues@ho" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }