IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OTIMIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE PROTEÍNAS E ENZIMAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47605 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3556 "inscrito_id" => 6513 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OTIMIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE PROTEÍNAS E ENZIMAS" "resumo" => "O ensino proporcionado na escola pública, muitas vezes deixa a desejar devido a falta de recursos disponibilizados e pelo excesso de carga horária atribuída ao professor. Os alunos apresentavam dificuldades em aprender noções básicas de biologia e química, devido a falta de metodologias que complementem às aulas tradicionais para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. O objetivo deste trabalho, foi implementar aulas práticas utilizando material de baixo custo, para otimização da absorção do conhecimento sobre proteínas e enzimas. A pesquisa foi realizada no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Professor Antônio Carneiro Leão na cidade Camaragibe – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem com 10 questões. Na segunda etapa, foram vivenciadas práticas experimentais relacionadas ao conteúdo teórico, e posteriormente, foi novamente aplicado o questionário para avaliação na absorção de conhecimentos. Os resultados obtidos, mostraram que o contato com as aulas experimentais, aumentou de forma significativa os acertos do questionário, com destaque para a questão 9, que atingiu um aumento de 60% na absorção do conhecimento. Estes resultados são corroborados com outros autores e reforçam o fato de que, as práticas experimentais utilizando materiais de baixo custo, são estratégias fáceis para dinamizar o ensino, superar as dificuldades enfrentadas na escola, e melhorar significativamente o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROTEÍNAS, ENZIMAS, EXPERIMENTOS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6513_15092018212528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DE LIMA MARINHO" "autor_nome_curto" => "CARLA MARINHO" "autor_email" => "carla_ecpa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47605 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3556 "inscrito_id" => 6513 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA OTIMIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE PROTEÍNAS E ENZIMAS" "resumo" => "O ensino proporcionado na escola pública, muitas vezes deixa a desejar devido a falta de recursos disponibilizados e pelo excesso de carga horária atribuída ao professor. Os alunos apresentavam dificuldades em aprender noções básicas de biologia e química, devido a falta de metodologias que complementem às aulas tradicionais para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. O objetivo deste trabalho, foi implementar aulas práticas utilizando material de baixo custo, para otimização da absorção do conhecimento sobre proteínas e enzimas. A pesquisa foi realizada no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Professor Antônio Carneiro Leão na cidade Camaragibe – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem com 10 questões. Na segunda etapa, foram vivenciadas práticas experimentais relacionadas ao conteúdo teórico, e posteriormente, foi novamente aplicado o questionário para avaliação na absorção de conhecimentos. Os resultados obtidos, mostraram que o contato com as aulas experimentais, aumentou de forma significativa os acertos do questionário, com destaque para a questão 9, que atingiu um aumento de 60% na absorção do conhecimento. Estes resultados são corroborados com outros autores e reforçam o fato de que, as práticas experimentais utilizando materiais de baixo custo, são estratégias fáceis para dinamizar o ensino, superar as dificuldades enfrentadas na escola, e melhorar significativamente o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROTEÍNAS, ENZIMAS, EXPERIMENTOS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6513_15092018212528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA DE LIMA MARINHO" "autor_nome_curto" => "CARLA MARINHO" "autor_email" => "carla_ecpa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }