O ensino proporcionado na escola pública, muitas vezes deixa a desejar devido a falta de recursos disponibilizados e pelo excesso de carga horária atribuída ao professor. Os alunos apresentavam dificuldades em aprender noções básicas de biologia e química, devido a falta de metodologias que complementem às aulas tradicionais para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. O objetivo deste trabalho, foi implementar aulas práticas utilizando material de baixo custo, para otimização da absorção do conhecimento sobre proteínas e enzimas. A pesquisa foi realizada no 1º ano do Ensino Médio, na Escola Professor Antônio Carneiro Leão na cidade Camaragibe – PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem com 10 questões. Na segunda etapa, foram vivenciadas práticas experimentais relacionadas ao conteúdo teórico, e posteriormente, foi novamente aplicado o questionário para avaliação na absorção de conhecimentos. Os resultados obtidos, mostraram que o contato com as aulas experimentais, aumentou de forma significativa os acertos do questionário, com destaque para a questão 9, que atingiu um aumento de 60% na absorção do conhecimento. Estes resultados são corroborados com outros autores e reforçam o fato de que, as práticas experimentais utilizando materiais de baixo custo, são estratégias fáceis para dinamizar o ensino, superar as dificuldades enfrentadas na escola, e melhorar significativamente o processo de aprendizagem.